Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/06/2006 - 10h31

Sala Cinemateca exibe filmes de Luiz Sérgio Person

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Diretor tanto de filmes publicitários como de longas autorais, professor de cinema e pensador com vocação polemista, Luiz Sérgio Person (1936-76) abandonou precocemente a cena cultural brasileira, vítima fatal de um acidente de carro.

A mostra da obra de Person que a Sala Cinemateca abriga, a partir de amanhã até sábado, tem o mérito de percorrer as diversas fases e facetas de sua trajetória profissional, não se atendo só aos títulos incontornáveis numa retrospectiva do diretor, como "São Paulo S/A" e "O Caso dos Irmãos Naves".

Com entrada franca, serão exibidos, por exemplo, trabalhos que Person realizou ainda como estudante de cinema, no curso de direção cinematográfica que seguiu em Roma.

De sua carreira no Brasil, há uma seleção de comerciais, títulos para cinema e um programa de entrevistas para a TV, que o diretor gravou ao lado da atriz Joanna Fomm, pouco antes do acidente que o matou.

A um só tempo retrato, reflexão e crítica de um modelo econômico de acento desenvolvimentista e industrial que tem como contrapartida a falência de valores humanistas e o embrutecimento das relações pessoais, "São Paulo S/A" é grande clássico na obra de Person.

É também seu filme mais requisitado por festivais, escolas e cinéfilos. Nunca lançado em vídeo, "São Paulo S/A" finalmente ganhará o formato do DVD neste ano. O lançamento está previsto para 14 de novembro, pelo selo Videofilmes.

"Estamos muito, muito felizes de lançá-lo", diz a cineasta e VJ Marina Person, filha do cineasta. Marina conta que o disco terá como extras "alguns comerciais dirigidos pelo Person nos anos 70 (que são ótimos!) e entrevistas com [os atores] Eva Wilma e Walmor Chagas".

Depois de "São Paulo S/A", os demais títulos de Person também devem ganhar edição em DVD. Com direção de Marina Person, o documentário "Person" tem lançamento nos cinemas previsto para este ano.

Exibido em março passado no Festival Internacional de Documentários É Tudo Verdade, "Person" alinhava a carreira do cineasta e oferece uma boa idéia de sua personalidade, por meio de imagens de arquivo e depoimentos atuais de seus contemporâneos.

Com o ex-aluno e amigo Carlos Reichenbach sabe-se que Person, inversamente ao habitual das decisões profissionais, largou a publicidade quando começou a se dar bem na área. Aliás, precisamente por isso.

O também amigo e parceiro Jean-Claude Bernardet relembra o projeto de longa com Roberto Carlos que Person dirigiria, com roteiro de Bernardet e Jô Soares. Trechos filmados do projeto, cuja suspensão permanece até hoje com um ar de mistério, estão nesta mostra da Cinemateca.

Confira a programação da mostra:

Amanhã
15h - Campanhas publicitárias realizadas por Luiz Sérgio Person ("Petybom Meu Filho"; "Café Pelé Poliglota", "Shell"; "Colcha Madrigal"; "Trigêmeos/Brascred"; "Mimano Limão"; "Walita Enceradeira"; "Kibon - A Delícia Que Refresca"; "Mentex"; "Passo Doble", "Walita Batedeira"; "Sunam Majestic"; "Orquestra De Senhoritas")
- "Luzes, Câmera - Número 4" (1975, 16mm, P&B, 60 min.)
- Person entrevista a atriz Joanna Fomm em programa da TV Cultura
17h - "Panca de Valente" (1968, 16mm, P&B, 90 min).
Com Átila Iório, Marlene França, Jofre Soares, Tony Vieira
19h - "Cassy Jones, o Magnífico Sedutor"(1972, 35mm, cor, 100 min). Com Paulo José, Sandra Brea, Sônia Clara, Ilva Niño

Quinta-feira
17h - "Vicente do Rego Monteiro" (1975, 35mm/16mm, cor, 10 min). Documentário sobre o pintor.
- "SSS contra a Jovem Guarda" (1966, DVD, P&B, 51 min). Com Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Vanderléia, Os Jet Blacks
19h - "O Caso dos Irmãos Naves" (1967, 35mm, P&B, 92 min). Com Anselmo Duarte, John Herbert, Juca de Oliveira, Raul Cortez,

Sexta-feira
15h - "L'Ottimista Sorridente" (1963, 16mm, P&B, 12 min). Trabalho de formatura no Centro Sperimentale di Cinematografia (CSC), em Roma.
- "Marido Barra Limpa" (1957-67, DVD, P&B, 100 min). Com Ronald Golias, Machadinho, Maria Vidal, Meiry Nogueira
17h - "Al ladro (Cronaca Urbana)", de Person e Cláudio Rispoli (Itália, 1962, 35mm, P&B, 10 min). Filme realizado durante o curso de direção cinematográfica no Centro Sperimentale di Cinematografia
- "São Paulo S.A" (1965, 35mm, P&B, 111 min). Com Walmor Chagas, Eva Wilma, Otello Zelloni, Ana Esmeralda

Dia 17
15h - "Procissão dos Mortos" (1968, 35mm, P&B, 29 min). Episódio do longa "Trilogia do Terror", com Lima Duarte, Cacilda Lanuza, Waldor Guedes, Carlos Alberto Romano

Onde: Sala Cinemateca (Largo Senador Raul Cardoso, 207, Vila Mariana, tel. 0/xx/11 5084-2177)
Quando: de amanhã a 17/6
Quanto: entrada franca


Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Luiz Sérgio Person
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página