Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/06/2006 - 11h28

Egito quer que Alemanha devolva o busto da rainha Nefertiti

Publicidade

da Efe, no Cairo

O governo do Cairo quer que a Alemanha devolva o busto de Nefertiti, considerada sua mais bela rainha e que é a estrela do Museu Egípcio de Berlim. Caso a peça não seja devolvida, o Egito quer ao menos um empréstimo.

A idéia é de Zahi Hawas, diretor do Conselho Supremo de Antigüidades, que sugeriu que o museu, caso não queira devolvê-la, ao menos "empreste" ao Egito o cobiçado busto, com a garantia assegurada de que será devolvido após um período determinado.

A idéia é aproveitar as festividades pelo centenário do Instituto Alemão de Arqueologia, em novembro, para tornar o acordo efetivo. Até o momento, oficialmente, o Museu Egípcio de Berlim não respondeu à proposta.

"Nós não queremos que as nações européias devolvam tudo o que possuem do Egito. Somente as peças únicas", disse Hawas, que prepara para o próximo ano uma "conferência arqueológica internacional de países depredados" no Cairo.

Rainha

O busto de Nefertiti é um dos ícones da arte egípcia antiga. Sua estatueta em miniatura é um dos "souvenirs" mais vendidos nos bazares de todo o país. Nefertiti é considerada a rainha mais bela da história do Egito.

No Egito, não há uma estátua similar de Nefertiti. Apenas um busto inacabado em pedra, também muito bonito, mas sem as cores e a coroa que adornam o busto de Berlim, encontra-se exposto no Museu do Cairo. Porém, passa quase despercebido entre dezenas de sarcófagos e múmias.

Nefertiti foi a esposa de Akenaton, o "rei herege" que transferiu a capital para Tel el Amarna, instaurou o culto ao Sol e ameaçou o poder dos sacerdotes. Não se sabe como e onde Akenaton morreu e também não se sabe se Nefertiti chegou a reinar após sua morte.

A bela rainha não fez nada de destaque em sua vida. Sua fama se deve unicamente ao busto de Berlim.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre arte egípcia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página