Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/06/2006 - 15h58

Programa da TV Cultura desvenda criação de uma música

Publicidade

da Folha Online

Todos os aspectos relacionados à composição de uma música serão contemplados em "Uma Vez, Uma Canção", novo programa da TV Cultura que estréia neste sábado (17), às 21h, com apresentação de Carlos Rennó. O objetivo é contar como se dá o processo de criação de uma canção, os fatores pessoais, afetivos, amorosos que influenciam e as motivações sociais e políticas, entre outras, como a preferência por uma determinada melodia.

A cada 15 dias, Rennó receberá um compositor ou uma dupla de compositores parceiros, que contarão o processo e as histórias relacionadas com algumas de suas obras. Na estréia, Arnaldo Antunes aborda três de suas principais músicas: "O que", um de seus sucessos com a banda Titãs; "Inclassificáveis", destaque de sua carreira solo; e "Volte para o seu lar", lançada por Marisa Monte.

Na conversa, Arnaldo explica, mostrando ao violão, o processo experimental que o levou ao construtivismo pop de "O Que". Comenta a ambigüidade de palavras-chave usadas conscientemente em "Volte para o Seu Lar", apontando o destinatário dos seus versos. E revela a influência de Chico Science e dos poetas concretos na gênese de "Inclassificáveis", dizendo por que inventou palavras compostas para expressar a miscigenação de povos e raças no Brasil.

Até dezembro, serão 15 programas. Depois de Arnaldo Antunes, os convidados serão Carlos Lyra, a dupla Moraes Moreira e Galvão, Elton Medeiros, Marcelo Camelo, Hermínio Bello de Carvalho, Chico César e Johnny Alf.

Rennó, que atua na música brasileira desde o início dos anos 80, é jornalista, escritor e compositor. Entre seus parceiros estão Arrigo Barnabé, Chico César, Gilberto Gil, João Bosco, Lenine e Rita Lee e Tom Zé.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a TV Cultura
  • Leia o que já foi publicado sobre Arnaldo Antunes
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página