Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/06/2006 - 20h54

Biografia de Shakespeare ganha maior prêmio de não-ficção do mundo

Publicidade

da France Presse, em Londres

Uma biografia parcial sobre a vida do lendário dramaturgo inglês William Shakespeare ganhou o Prêmio Samuel Johnson de Não-ficção nesta quarta-feira, o maior prêmio do mundo para literatura de não-ficção.

O professor americano James Shapiro, autor do livro, receberá 30.000 libras (US$ 55.000) pelo livro "1599: A Year in the Life of William Shakespeare".

Em decisão unânime, ele superou o favorito ao prêmio, o dramaturgo e escritor britânico Alan Bennett, autor de "Untold Stories". Os outros livros que concorriam ao prêmio foram "Bad Faith", de Carmen Callil, "The Orientalist", de Tom Reiss, "Postwar", de Tony Judt, e "The Sale Of The Late King's Goods", de Jerry Brotton.

Em seu livro, Shapiro, 55, examinou como as questões sociais e políticas de 1599, bem como a vida pessoal de Shakespeare, que fazia 35 anos, influenciaram sua escrita. Ele afirmou ter se inspirado no filme "Shakespeare Apaixonado", de 1998.

Robert Winston, presidente do júri, disse que a decisão foi difícil. "Depois de uma longa discussão, todos concordamos em que '1599', de James Shapiro, é uma contribuição incomparável ao entendimento de nossa grande personagem cultural, William Shakespeare", afirmou.

O Prêmio Samuel Johnson, que está em sua oitava edição, premia livros de não-ficção publicados em inglês no Reino Unido.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre James Shapiro
  • Leia o que já foi publicado sobre William Shakespeare
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página