Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/06/2006 - 14h51

Exposição sobre imagem de Che discute ícone em Londres

Publicidade

da France Presse, em Londres

A imagem de Ernesto 'Che' Guevara, o revolucionário argentino morto em 1967, na tentativa fracassada de levar a revolução até a Bolívia, se tornou desde então uma mina de ouro que ajuda a vender de óculos a preservativos. O poder de sua fotografia é confirmado em uma exposição londrina, intitulada "Che Guevara: Revolucionário e Ícone".

A mostra ficará aberta até agosto no Victoria & Albert de Londres --um dos museus de artes aplicadas mais importantes do mundo-- e se centra na foto do Che tirada pelo cubano Alberto "Korda" em 1960.

Reprodução
A imagem de Che inspirou diversos artistas
A imagem de Che inspirou diversos artistas
Esta imagem do "guerrilheiro heróico", com boina e olhar sonhador, foi captada por Korda na época em que Che ministro cubano da Indústria, e participava do funeral de mais de cem cubanos mortos na explosão de um barco belga no porto de Havana. É a foto mais difundida e reproduzida no mundo inteiro, segundo Trisha Ziff, curadora da exposição.

Usando cartazes, filmes, roupas e objetos comerciais e artísticos inspirados nesta foto e procedentes de mais de 30 países, a mostra no Museu Victoria & Albert resgata "a narrativa" desta imagem.

Korda, cujo nome real era Alberto Díaz Gutiérrez, tirou apenas duas fotos do Che durante este ato, segundo mostra o museu londrino, que exibe o filme usado pelo fotógrafo cubano.

Após a morte do líder, a imagem se tornou um testamento trágico de uma causa perdida, passando para a posteridade como um símbolo da luta contra o sistema capitalista e a sociedade de consumo.

Imagem lucrativa

Mas a imagem do líder revolucionário também deu origem a uma milionária indústria que a usa em uma variedade de produtos de consumo.

No México, a figura do Che está presente em preservativos, enquanto nos Estados Unidos aparece estampada em caixas de lenços descartáveis, garrafas de vinho na França e maços de cigarro na Espanha.

Uma empresa australiana chegou a lançar um sabor de sorvete inspirado no nome do líder guerrilheiro: "Cherry Guevara" e uma fabricante de cremes para lábios sabor goiaba a usou como imagem da marca. "Rebele-se contra a secura dos lábios", diz o anúncio.

Recentemente o estilista francês Jean Paul Gaultier a usou para vender óculos de sol e Madonna vestiu a boina do guerrilheiro heróico para vender seu álbum "American Life".

Para organizar a mostra no museu londrino, os curadores vasculharam mercados e a internet em busca de objetos. Encontraram também camisetas de todas as cores com a imagem estampada do Che e seu olhar enigmático para o porvir.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Ernesto Che Guevara
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página