Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/06/2006 - 19h53

"Law & Order" terá episódio inspirado em espiã da CIA

Publicidade

da Folha Online

O Universal Channel vai exibir no próximo dia 3 de julho, às 23h, um episódio inédito da série "Law & Order" baseado no polêmico caso da agente secreta Valerie Plame que teve sua identidade revelada em artigo publicado na imprensa americana.

Em "Kingmaker", os detetives Fontana (Dennis Farina) e Green (Jess L. Martin) investigam o assassinato de uma agente secreta infiltrada em uma quadrilha de traficantes, após sua identidade ser revelada por um jornal.

As pistas envolvem o chefe de gabinete do governo Eric Lund (Garret Dilahunt) que se torna o principal suspeito em revelar a um o repórter a verdadeira identidade da agente.

O caso de Valerie Plame, agente da CIA que foi descoberta ao ser mencionada na coluna do jornalista Robert Novak, colocou em polêmica o governo Bush e a questão do sigilo das fontes.

O fato ocorreu em julho de 2003 e especula-se que Lewis Libby Jr., chefe do gabinete do governo, pretendeu se vingar do marido de Valerie Blame, o embaixador Joseph Wilson que acusou a Casa Branca de forjar provas sobre a tentativa do Iraque de comprar urânio do Níger.

Houve a suspeita de que Lewis vazou a informação sobre a identidade de Valerie a Robert Novak e Judith Miller, do "The New York Times", o que é considerado crime nos EUA.
Os jornalistas apoiados no direito de preservar o sigilo da fonte da informação, não confirmaram o envolvimento de Lewis. Apesar de não ser acusado formalmente pelo promotor do caso, Lewis acabou renunciando ao seu cargo.

História

Na noite de 13 de setembro de 1990, a rede norte-americana NBC levava ao ar o primeiro episódio do seriado "Law & Order", criado por Dick Wolf.

Cada episódio é dividido em duas partes. Na primeira meia hora, acontece o crime e a investigação policial. Na segunda metade, entra em cena um elenco totalmente diferente, e o acusado será julgado nos tribunais. É como se fossem dois seriados --um de tema policial e outro de tema jurídico - condensados dentro da mesma produção.

"Law & Order" é uma das séries de maior audiência e popularidade nos EUA. Desde 1994, a versão original da série está invariavelmente entre os 20 maiores programas de audiência americana e geralmente entre os dez mais.

A produção é uma das mais premiadas da TV americana nos últimos anos. Desde a sua estréia em 1990, já conquistou seis Emmys, entre eles o Emmy de melhor série dramática em 1997, além disso é a série recordista em indicações ao Emmy nesta categoria. "Law & Order" é, atualmente, a série de maior longevidade da televisão.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre "Law & Order"
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página