Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/07/2006 - 09h49

Evento coloca mais de 300 mil livros para download gratuito

Publicidade

EDUARDO SIMÕES
da Folha de S.Paulo

Quer ler "Alice no País das Maravilhas" no original? Acesse o endereço worldebookfair.com a partir de hoje e baixe o livro inteiro, gratuitamente, para o seu computador. A iniciativa é dos projetos Gutenberg e World e-Book Library, sem fins lucrativos e baseados nos Estados Unidos, mas também com escritórios na Europa e Austrália, que de hoje até o dia 4 de agosto pretendem permitir o download gratuito de até 333 mil títulos, durante a sua primeira feira on-line.

"Eu desafio pessoalmente a Google ou o Yahoo, ou quem quer que seja, a colocar tantos e-books disponíveis para o público em geral, nesta proporção. Adoraria perder o desafio, porque assim teríamos no mínimo 2 milhões de e-books gratuitos na rede até julho de 2009", sugere Michael Hart, 59, fundador e diretor do Project Gutenberg, a mais antiga fonte de e-books da internet, de onde são baixados cerca de 2 milhões de títulos por mês.

Hart diz que o objetivo da feira é dar mais um passo para "romper as barreiras da ignorância e do analfabetismo". A data escolhida para sua abertura, 4 de julho, marca os 35 anos da fundação do projeto Gutenberg, em 1971, quando pela primeira vez a Declaração de Independência dos Estados Unidos foi colocada numa biblioteca de rede eletrônica.

Enquanto o Gutenberg permite download gratuito normalmente, a World e-Book Library cobra US$ 8,95 por ano (cerca de R$ 20) para acesso ilimitado ao seu banco de dados, de cerca de 250 mil títulos.

Os organizadores da feira on-line garantem que haverá obras de praticamente quaisquer autores clássicos, em títulos que já estão em domínio público, ou seja, cujos autores morreram há mais de 70 anos ou cujos direitos foram liberados. Os títulos --não só de ficção mas também não-ficção e obras de referência, como dicionários-- aparecem em até cem idiomas.

Mercado

Os organizadores da feira são ambiciosos: para a segunda edição da feira, em 2007, a estimativa é que eles possam colocar até meio milhão de e-books no site, para download gratuito. Esta soma deve alcançar a marca de 1 milhão já em 2009.

Hart observa que, enquanto o mercado comercial de e-books permanece tímido em todo o mundo, cada vez mais livros eletrônicos vêm sendo baixados da internet, sem muito alarde, para leitura em computadores portáteis, celulares e até em programas especiais criados para iPods.

"Para estas pessoas que cresceram jogando em GameBoys, a tela tem um tamanho padrão. Para nós, veteranos, pode ser pequena. Mas eles não ligam", defende Hart, que prevê a existência de até 10 milhões de e-books na rede até 2020 e que no momento está formatando os e-books do Project Gutenberg para celulares. "Já recebi mensagens de pessoas dizendo que nunca teriam lido Shakespeare se eu não tivesse colocado na internet."

Português

John Guagliardo, também diretor do Gutenberg, diz que haverá centenas de textos em português, de Portugal e do Brasil, pertencentes à sua e-Books Brasil Collection, durante a feira. Para acessá-los, basta escrever "portuguese" nas caixas da ferramentas de busca do site da feira. Entre os títulos, há desde "Os Lusíadas", de Camões, até "A Cidade e as Serras", de Eça de Queiroz, que no Brasil já está na 22ª edição.

World E-Book Fair
Onde: http://worldebookfair.com
Quando: de hoje até 4 de agosto
Organizadores: www.gutenberg.cc e worldlibrary.net

Leia mais
  • Brasil também oferece download gratuito de livros

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre material para download
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página