Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/07/2006 - 10h40

"Volver", de Almodóvar, ganha prêmio de melhor filme europeu

Publicidade

da Efe, em Roma
com Folha Online

O filme "Volver", do diretor espanhol Pedro Almodóvar, recebeu o Globo de Ouro de melhor filme europeu da Associação da Imprensa Estrangeira na Itália.

A atriz Carmen Maura recebeu o prêmio na segunda-feira à noite, em Roma. Ela afirmou que "o filme é um presente", porque com ele descobriu que a sua relação com o diretor espanhol "é a mesma de 20 anos atrás".

Reuters
Pedro Almodóvar e sua musa Penélope Cruz, durante o 59º Festival de Cannes
Pedro Almodóvar e sua musa Penélope Cruz, durante o 59º Festival de Cannes
Em "Volver", as protagonistas Raimunda (Penélope Cruz) e Sole (Lola Dueñas) se vêem às voltas com a mãe, Carmen Maura, num personagem-fantasma chamado Irene. Assim, um triângulo feminino (as irmãs e sua mãe; as irmãs e Paula, filha de Raimunda) é a peça-chave do diretor espanhol numa trama sobre relações familiares.

Almodóvar não pôde assistir à cerimônia, mas agradeceu pelo prêmio com uma mensagem. Ele afirmou que estava sendo representado pela "atriz que melhor transmitiu a mistura de humor e emoção" que caracteriza suas produções.

O diretor também comentou que "Volver" é seu filme mais bairrista e que temia que ele só fosse compreendido em La Mancha, onde nasceu. Mas o prêmio, disse, demonstra "que o filme tem asas" e "que em qualquer lugar a luta destas mulheres solidárias e sós, agredidas e agressoras, será compreendida".

A Associação da Imprensa Estrangeira na Itália deu o Globo de Ouro de melhor filme a "Il regista di matrimoni" ("O diretor de casamentos") de Marco Bellocchio, e o prêmio de melhor diretor a Pupi Avati, por "La seconda notte di nozze" (A segunda noite de núpcias).

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o filme "Volver"
  • Leia o que já foi publicado sobre Pedro Almodóvar
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página