Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/07/2006 - 11h48

Coluna histórica londrina é menor do que se pensava, mostra análise

Publicidade

da France Presse, em Londres

Restauradores que concluíram na terça-feira um polimento de alto a baixo na Coluna de Nelson, na Trafalgar Square, de Londres, disseram ter descoberto, graças a uma vistoria a laser, que o monumento é 4,87 metros mais baixo do que se pensava.

A estátua em arenito do almirante Horatio Nelson, herói da Batalha de Trafalgar, em 1805, e a coluna de granito onde se assenta, mede 51,8 metros e não 56 metros, como se pensava, informou uma porta-voz da empresa David Ball Restoration, que realizou o trabalho de polimento.

A terceira restauração da coluna em seus 163 anos de história incluiu a limpeza das fezes de pombos, raios-X no braço esquerdo de Nelson e a remoção da tira de bronze fixada no membro depois de atingido por um raio, em 1888.

"A Coluna de Nelson é um monumento-chave de Londres, reconhecido em todo o mundo", disse o prefeito de Londres, Ken Livingstone, cuja administração solicitou a restauração.

O polimento, que custou 420 mil libras (US$ 773 mil), pagas in por uma empresa de seguros suíça, "garantirá que esse monumento único possa ser apreciado por londrinos e turistas por muitos anos", afirmou o prefeito.

A vitória decisiva de Nelson sobre as marinhas de França e Espanha em Trafalgar garantiu a supremacia britânica nos mares e a expansão do Império Britânico até o século 20.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre estátuas em Londres
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página