Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/07/2006 - 15h27

Canção napolitana é origem de "Yesterday", dos Beatles, diz músico

Publicidade

da Ansa, em Roma

"Yesterday", um dos maiores sucessos de todos os tempos, assinada por Paul McCartney, seria uma variação de uma canção napolitana que remonta a 1895, afirma o compositor italiano Lilli Greco.

Greco, um lendário compositor, arranjador e produtor musical, afirma que a canção "Piccerè Che Vene a Dicere" inspirou os Beatles.

O maestro, que explicará sua teoria em um programa da televisão italiana RAI que irá ao ar nesta terça-feira (18) à noite, afirma que conheceu Brian Epstein, empresário do quarteto de Liverpool. Ele teria lhe confessado que tanto John Lennon quanto McCartney teriam um conhecimento enciclopédico de músicas de todo o mundo e de todas as épocas, com uma predileção pelo antigo repertório napolitano.

Anteriormente, em 2004, a originalidade de "Yesterday" havia sito questionada por dois estudiosos ingleses de música pop, o radialista Spencer Leight e o escritor Dominic Pedler.

A música foi originalmente gravada para o álbum "Help!" (1965). Apesar de ter sido escrita por McCartney, a letra foi registrada como uma parceria Lennon e McCartney.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre os Beatles
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página