Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/07/2006 - 18h46

Escritora lança guia de Paris e da França para cinéfilos

Publicidade

da Ansa, em Paris

Uma jovem Maria Schneider atravessa rapidamente a ponte Bir-Hakeim, de onde se enxerga a Torre Eiffel, para visitar um apartamento próximo ao metrô Passy, onde encontrará Marlon Brando no filme "O Último Tango em Paris", do diretor italiano Bernardo Bertolucci. O novo guia da França para cinéfilos, que mostra um novo modo de visitar o país partindo de um set para outro, está cheio de curiosidades e informações como a citada.

O autor do "Guia dos locais sagrados do cinema na França", lançado recentemente pela editora Horay, é Marc Lemonier, jornalistas e escritor que já lançou outro guia do gênero, "As mais belas paisagens literárias da França'.

Na introdução deste último trabalho, Lemonier salienta que quis escrever uma "história regionalista do cinema", ou "mais modestamente, um guia de viagem destinado a cinéfilos". De fato, o guia é subdivido em diversos capítulos, referentes a cada uma das regiões da França.

Assim, o turista pode escolher o seu trajeto baseado nas suas próprias paixões cinematográficas. Mas o autor salienta que o "percurso ideal através da França do cinema começa em uma rua tranqüila do oitavo distrito da cidade de Lyon", onde ainda hoje uma placa recorda o local onde os irmãos Lumiére apoiaram a primeira câmera da história do cinema.

O guia acaba se tornando uma sucessão de curiosidades. Com uma média de dez sets por dia, Paris é uma das capitais do cinema. O L'Opera, a avenida Champs-Elysees, o Notre-Dame, os cafés de Saint-Germain-des-Pres, os locais para visitar são incontáveis. Os amantes da Nouvelle Vague, por exemplo, não poderão deixar de visitar a casa de número 11 da rua Campagne Premiere, onde se passa a última cena de 'Acossado", de Jean-Luc Godard.

Mas há locais para outros gostos cinematográficos, como o restaurante "Le train bleu", na Gare de Lion, onde Luc Besson filme "Nikita" em 1990. Outros fãs podem parar diante do Hotel du Nord, no número 102 da Quai de Jemmapes, sobre o canal de Saint-Martin, conscientes no entanto que o cenário do homônimo filme de Marcel Carné apenas se inspirou na fachada do hotel, pois foi totalmente reconstruído em estúdio.

Especial
  • Veja opções de destinos turísticos na França
  • Leia o que já foi publicado sobre turismo na França
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página