Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/07/2006 - 10h14

Morre mergulhador que inspirou o filme "Homens de Honra"

Publicidade

da Efe, em Washington

Carl Brashear, o mergulhador negro da Marinha dos Estados Unidos que inspirou o filme "Homens de Honra", morreu nesta quarta-feira aos 75 anos.

O Centro Médico da Marinha em Portsmouth, Virginia, informou que Brashear, que se aposentou da Marinha em 1979, morreu devido a problemas cardíacos e respiratórios.

Brashear, interpretado por Cuba Gooding Jr. no filme com Robert de Niro, foi o primeiro mergulhador da Marinha a voltar ao serviço ativo apesar de ter sofrido a amputação de uma perna em 1966 em conseqüência de ferimentos sofridos durante uma operação de salvamento.

"A comunidade afro-americana perdeu a um grande líder. Seu impacto para nós, assim como para as pessoas de todas as raças, vai durar muitas décadas", disse Gooding Jr..

Brashear, filho de camponeses de Sonora, no Estado de Kentucky, entrou para a Marinha dos EUA em 1948, quando tinha 17 anos. "O recrutador da Marinha foi muito mais simpático que os do Exército. Acho que ali encontrei minha vocação", lembrou numa entrevista após o filme, em 2000.

Apesar da discriminação racial que havia na Marinha, Brashear em 1954 concluiu com sucesso seus estudos para ser mergulhador. Em 1966, apesar da amputação de uma perna, prosseguiu seu treinamento para participar de operações avançadas.

Segundo sua primeira mulher, Junetta, com quem teve quatro filhos, até três anos atrás ele nunca tinha tido problemas de saúde apesar da amputação.

Leia mais
  • Erramos: Morre mergulhador que inspirou o filme "Homens de Honra"

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre "Homens de Honra"
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página