Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/11/2000 - 21h45

Peças em Los Angeles marcam centenário de Lee Strasberg

Publicidade

da Reuters
em Los Angeles

Não é comum encontrar em Hollywood diretores falando sobre a quantidade de dinheiro que deixaram de ganhar. Mas é justamente isso que impulsiona a família de Lee Strasberg, no momento em que organiza as comemorações do centenário do nascimento do diretor que esteve por trás do sucesso dos principais artistas do cinema norte-americano.

Co-fundador do Teatro Grupo e diretor artístico do Actor's Studio, Strasberg nasceu em novembro de 1901 e morreu em 1982, após lançar nomes como Marilyn Monroe, Marlon Brando, James Dean, Dustin Hoffman, Al Pacino, Anne Bancroft, Robert De Niro e Paul Newman.

Seu legado não está sendo marcado por festas beneficentes com participação de celebridades, mas sim com uma temporada de espetáculos de artistas iniciantes em um pequeno teatro para 96 pessoas.

"Nada foi escolhido por razões comerciais. As peças foram escolhidas pelo seu poder de exploração. Jovens dramaturgos encontrando suas palavras", disse Anna, viúva de Strasberg e diretora do Centro Criativo Lee Strasberg, em Los Angeles.

"Prefiro um fracasso nobre que um sucesso comercial", informou. "Prefiro que alguém diga que a peça tinha coragem. Esperamos que ela encontre sua voz e seu público."

Os espetáculos serão exibidos no renovado teatro Marilyn Monroe, em West Hollywood, que leva o nome da mais enigmática aluna de Strasberg.

A lista de atores que passaram pelas suas aulas de interpretação pode ser confundida com um "quem é quem" do cinema no século 20. Mas tudo começou no teatro, com exercícios desenvolvidos por Strasberg e agora perpetuados em livros e vídeos.

Al Pacino ainda costuma voltar ao modesto prédio onde funciona a sede do Centro Criativo para dar palestras aos estudantes.

Angelina Jolie, vencedora do Oscar de melhor atriz coadjuvante com o filme "Garota, Interrompida", estudou ali antes de estourar no cinema.

A tradição é mantida por Anna Strasberg e seu filho David Lee Strasberg, de 27 anos, que, após começar sua carreira nos negócios e na política, mudou de idéia e tornou-se o diretor executivo do Lee Strasberg Acting Studio.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página