Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/07/2006 - 11h37

Museu alemão devolve obra de Ernst Kirchner expropriada por nazistas

Publicidade

da Efe, em Berlim

O museu Brücke de Berlim anunciou que devolverá uma das peças mais conhecidas do pintor expressionista alemão Ernst Ludwig Kirchner (1880-1938), "Berliner Strassenszene", à herdeira de uma família judia perseguida pelo nazismo.

A peça, datada de 1913, estava no museu berlinense desde 1980, onde chegou após passar por diversas cidades suíças e alemãs, nos anos 30. Avaliada em cerca de 10 milhões de euros (cerca de US$ 12,7 milhões), a obra foi exibida pela primeira vez em Zurique, em 1936, e posteriormente foi incorporada a uma coleção de arte de Colônia por ordem dos proprietários.

No final dessa década, a obra foi vendida, mas não se sabia se a família proprietária havia recebido o dinheiro da venda. Com o fim da 2ª Guerra, o quadro foi transferido para Frankfurt e, em 1980, chegou ao museu berlinense, onde está boa parte da obra do movimento Die Brücke, fundado por Kirchner em 1905.

A obra permanecerá no museu até o próximo domingo. Após esse período, será entregue à herdeira de seus antigos proprietários.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Ernst Ludwig Kirchner
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página