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28/07/2006 - 15h56

Canal MTV completa 25 anos como símbolo da cultura pop

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ALFONS LUNA
da France Presse, em Nova York

Há 25 anos a imagem e a música selavam uma aliança sem precedentes com o nascimento da MTV, uma emissora que revolucionaria a indústria musical para o bem e para o mal, impulsionando de forma decisiva a carreira de estrelas como Madonna e Britney Spears graças aos videoclipes.

A Music Television entrou no ar em 1º de agosto de 1981 com uma canção que soava como declaração de intenções: "Video Killed the Radio Star" ("O vídeo matou a estrela da rádio"), do The Buggles.

Atualmente, a MTV está mais centrada na promoção de programas próprios do que na exibição de vídeos e, embora tenha uma capacidade de difusão sem igual --chega a 481,5 milhões de lares em 179 países--, seu poder como força motriz cultural decaiu.

No entanto, seu surgimento foi um fenômeno, como afirmou em 1988 o sociólogo R. Serge Denisoff no livro "Inside MTV". "A MTV é uma inovação corporativa de proporções maiores e de sucesso psicodemográfico", escreveu o autor, já falecido, em alusão à capacidade da emissora em atingir a faixa da população jovem.

A MTV contribuiu ainda para resgatar a indústria musical da crise do fim dos anos 1970 e, em termos criativos, graças aos vídeos, fez com que os artistas dessem prioridade ao formato "single" sobre o "long play", reduzindo o caminho para os downloads de canções na internet e outros avanços tecnológicos.

Os mais ligados souberam conquistar seu espaço nesta mudança de tendência. O exemplo mais claro disso é Madonna, cujos vídeos fizeram por sua carreira mais do que qualquer outra emissora de rádio poderia ter feito ao ponto de se chegar a falar da MTV como "Madonna Television".

"A 'Madonna Television' tem sido muito importante na minha carreira", reconheceu recentemente a cantora.
"Nossa carreira começou ao mesmo tempo. O apoio da MTV me permitiu e ainda me permite, me expressar e partilhar minha visão com o mundo", acrescentou.

Carol Vernallis, professora da Universidade de Wayne (Michigan, norte), e autora do estudo "Experiencing Music Video: Aesthetics and Cultural Context" (Experimentando o vídeo musical: estética e contexto cultural) disse à AFP que "a música mudou" desde a potencialização do vídeo com a MTV.

"Quando o vídeo surgiu, nos anos 1980, o interesse passou do álbum à canção. Acho, inclusive, que o rap é o resultado do formato vídeo, senão não teria suportado alguém que fala", destacou. "Existe um vínculo entre moda, gesto e música muito mais estreito do que havia antes do videoclipe", continuou Vernallis, citando a americana Britney Spears como um dos fenômenos típicos da MTV.

No entanto, embora Bono, vocalista do grupo irlandês U2, tenha afirmado que "a MTV tornou a música mais sexy e festiva", a emissora não cai nas graças de todo mundo.

Na comédia "Escola de Rock", o protagonista, interpretado por Jack Black, um fã de grupos de rock antológicos como AC/DC e Led Zeppelin, explicava a um grupo de crianças que o rock'n roll foi assassinado "por uma coisinha chamada MTV".

A Dead Kennedys, banda californiana de punk, cantava "MTV - Get Off the Air" ("MTV - Saia do ar") e o inglês George Michael ironizava a associação entre imagem e música cristalizada na emissora na canção "Freedom 90": "I went back home, got a brand new face, for the boys at MTV" ("Fui para casa, pus uma cara nova para os meninos da MTV").

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