Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/11/2000 - 10h40

"Vou torcer por Eu Tu Eles no Oscar", diz mulher que inspirou o filme

Publicidade

da Folha Online

A agricultora Maria Marlene da Silva Sabóia, que inspirou a personagem de Regina Casé no filme "Eu Tu Eles", de Andrucha Waddington, disse que vai torcer para que o filme leve o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2001.

"Eu Tu Eles" foi indicado em outubro pelo governo brasileiro para concorrer a uma vaga para disputar o Oscar no ano que vem. A decisão será anunciada em fevereiro.

Marlene vive com apenas dois dos três maridos que aparecem no filme. Um deles foi embora depois de brigar com um de seus filhos e nunca mais apareceu.

Em Morada Nova (a 200 km de Fortaleza), na última semana, Marlene comemorou seu aniversário, quando completou 55 anos, cercada pela vizinhança e dos novos amigos que ganhou após a produção do filme. No último dia 8, reuniu a família para um almoço. No último dia 11, recebeu amigos.

A casa -de taipa, coberta por telhas e cercada de vegetação local já seca graças à falta de chuva- já começou a sofrer mudanças depois do filme. Com um largo sorriso no rosto, Marlene conta que já adquiriu um fogão novo, uma geladeira, um armário e cobriu todas as passagens da casa com cortinas de flores roxas.

Para a felicidade de Marlene, uma cabocla que ficou muito à frente de seu tempo e, por conveniência, casou-se com três homens no meio do sertão machista nordestino, já começou a ser depositado em sua conta o dinheiro que lhe cabe graças à "doação" de sua história de vida ao filme.

Ela tem direito a 3% da bilheteria de "Eu Tu Eles". E antes de distribuir o dinheiro entre seus sete filhos e os dois maridos, disse que vai realizar seus sonhos -todos muito simples em relação à vida em uma grande cidade.

Com uma primeira parcela do dinheiro, passou uma nova mão de tinta verde-água na casa e pretende trocar o telhado. "Vamos aproveitar esta época de seca porque senão, quando chove, cai água de todo lado", disse.

O aniversário da sertaneja foi comemorado com a indicação de "Eu Tu Eles" como representante brasileiro no Oscar 2001. Nada de champanhe, pois nem deve saber o que é. Mas a felicidade de poder melhorar sua vida no interior do Ceará toma conta de seu semblante.

"Quero pagar minhas contas", afirmou. Mesmo com uma TV na sala, fruto dos primeiros presentes que ganhou pela filmagem, Marlene não ficou sabendo da indicação do filme. "Vieram me contar", disse.

(Marcelo Bartolomei)

Leia mais:

  • Leia mais notícias sobre "Eu Tu Eles"
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página