Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/08/2006 - 18h19

Sesi prorroga temporada da peça "O Retratro de Dorian Gray"

Publicidade

da Folha Online

A peça "O Retratro de Dorian Gray", adaptação do clássico de Oscar Wilde, com direção de Débora Dubois, teve sua temporada prorrogada até 5 de novembro, no Teatro do Sesi. A montagem estreou em abril, e tem lotado todas suas sessões.

Escrita em 1890 por Oscar Wilde, a montagem, adaptada por Marcos Damigo, usa recursos multimídia, como projeção de imagens criadas pelo cineasta e VJ Thiago Taboada, e interferências sonoras eletrônicas executadas ao vivo pelo DJ Nivaldo Junior.

A peça, que causou escândalo e controvérsia na Inglaterra vitoriana, há mais de 100 anos, conta a história do jovem Dorian, que tem seu retrato pintado por um artista. Por algum estranho e inexplicável motivo, a figura do quadro envelhece, enquanto o próprio Dorian permanece jovem.

Diante da possibilidade de aproveitar, impunemente, dos prazeres da vida, o personagem busca uma existência livre de sofrimento. Segundo a diretora, "o texto expressa as preocupações estéticas e os paradoxos morais de Wilde. A narrativa constitui uma reflexão sobre a juventude e o envelhecimento, a moral e o prazer, o crime e o castigo."

Mesmo com história e personagem tão próximos da vida real, Débora afirma que existe um toque de fantástico e surreal no espetáculo. "Os personagens não podem ser encontrados na rua. O próprio argumento da história é fantástico, ao apresentar um quadro que envelhece no lugar da pessoa retratada. As obras clássicas normalmente trabalham com modelos, e através deles as ações são apresentadas para que cada um possa criar paralelos com sua própria vida".

Esse surrealismo se estende para o cenário, assinado por Duda Arruk (que assina com a Débora também a direção de arte) e José Silveira, que ambienta a cena numa floresta futurista e um cemitério de carroças antigas, com forte influência expressionista.

"O RETRATO DE DORIAN GRAY"
Quando: Quartas, às 20h; sábados e domingos, às 16h. Até 5/11.
Onde: Teatro Popular do Sesi (avenida Paulista, 1313)
Quanto: Grátis (retirar ingressos com 1 hora de antecedência).

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre "O Retrato de Dorian Gray"
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página