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14/10/2009 - 16h38

Estilista norte-americano Ralph Lauren completa 70 anos hoje

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da Folha Online

O estilista Ralph Lauren completa 70 anos nesta quarta-feira (14). Dono da marca que possui um dos logotipos mais conhecidos no mundo --o pequeno pônei de pólo--, o número um do prêt-à-porter norte-americano faz roupas reconhecidas pelo look estilista. A grife Ralph Lauren desfilou na última semana de moda de Nova York, em setembro.

Robert Mecea/AP
O estilista norte-americano Ralph Lauren completa 70 anos hoje
O estilista Ralph Lauren, o número um do prêt-à-porter norte-americano, completa 70 anos

O estilista começou como criador de gravatas e lançou sua primeira marca em 1968, voltada para o público masculino. Passados mais de 40 anos, Lauren comercializa uma grande variedade de produtos, como perfumes, bagagens, roupas de cama e tapetes, mas, acima de tudo, classe.

Os livros "Moda do Século" (Cosac Naify, 2008) e "Fashion Now" (Taschen, 2005) falam sobre os designers que marcaram a história da moda contemporânea, entre eles o norte-americano: o primeiro estilista a abrir a sua própria loja, em 1971, o primeiro norte-americano a inaugurar uma loja na Europa, em 1981, e o único premiado com todos os cincos prêmios do CFDA --Council of Fashion Designers of America.

Confira abaixo os trechos das obras que contam a trajetória do estilista.

*

"Moda do Século"

Divulgação
O livro "Moda do Século", de François Baudot
Volume refaz a trajetória da moda, da Belle Époque à década de 90

"Nascido em 1939, Ralf Lipschitz foi inicialmente vendedor, em seguida comprador e por fim, depois de se fazer notar como criador de gravatas, ele lançara, em 1968, Polo Fashions, uma empresa de roupas masculinas. Três anos mais tarde, será a vez do lançamento de uma butique mista, em Beverly Hills. Em 1978, lança Polo, seu primeiro perfume para homens, e Lauren, uma fragrância feminina. Nos anos 80, ele estenderá seu conceito inspirado no bom e velho chique anglo-saxônico a uma série de produtos (trajes esportivos, bagagens, óculos, objetos de couro, calçados, roupa de baixo, tapetes etc.). Pondo ao alcance do americano médio um quê de aristocracia, o gênero atinge o objetivo a que se propõe. Pois a qualidade da reconstituição é apreensível, tanto no luxo patinado e maleável dos materiais como pelo extremo cuidado dispensado a detalhes. Lojas arrumadas com esse mesmo senso de reconstituição difundem uma arte de viver mais bonita que ao natural, à qual aderem, inclusive na Europa, as mesmas pessoas em quem ele se inspirara. Símbolo que, em face das vanguardas da moda, reúne certa elite propagadora de um classicismo adaptado à vida ativa. Ralph Lauren, número um do prêt-à-porter americano, excede-se igualmente nas linhas da roupa esporte ou dos jeans, o que lhe garante uma clientela de categorias sociais e gerações das mais variadas."

"Moda do Século"
Autor: François Baudot
Editora: Cosac Naify
Páginas: 400
Quanto: R$ 95
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha.

*

"Fashion Now"

Divulgação
Obra seleciona os 150 estilistas mais importantes da atualidade
Obra seleciona os 150 estilistas mais importantes da atualidade

"Ralph Lauren é uma das marcas de lifestyle dominante do final do século 20, sendo o pequeno pônei de pólo o logotipo mais conhecido do mundo da moda. O que explica este fascínio? Um look estilista, cujo objetivo é capturar o estilo nobre da Ivy League, adotando a tradição beta e o estilo de vida ambicioso do meio universitário conservador da Costa Leste, ou seja, camisas desabotoadas e twin-sets, blazers e calções, camisas com folhos e saias cheias. Após ter sido apropriada e adotada pela juventude urbana negra, a marca Ralph Lauren tornou-se o uniforme americano desde Wall Street ao Harlem. Este estilista (nascido em 1939) residente em Nova Iorque investiu 35 anos na construção de um império notável: como adolescente, gastava em fatos caros e biscates o dinheiro ganho. Após dois anos na tropa, vendeu luvas na Brooks Brothers, enquanto à noite estudava Gestão no City College de Manhattan. Em 1967, juntou-se à A Rivetz & Co Neckwear, onde, contra a corrente da moda, produziu gravatas mais largas e criou a marca Pólo. Em 1968, criou, com um empréstimo de 50.000 dólares, a sua própria empresa, a Pólo Designs, que, em 1971, já incluía vestuário masculino e feminino e, em 1972, uma coleção homônima composta essencialmente por clássicos atualizados. Mas a moda é somente uma das vertentes desta empresa com um valor estimado em 900 milhões de dólares. Lauren não vende apenas roupa, roupa de cama, tinta e perfumes, mas, acima de tudo, classe. E como se sucede no caso de muitas outras marcas do seu estatuto, as estratégias de marketing usadas foram arrojadas desde o início: Lauren foi o primeiro estilista a abrir a sua própria loja (1971) e o primeiro estilista americano a inaugurar uma loja na Europa (1981). Ralph Lauren continua a ser o único estilista premiado com todos os cinco prêmios do CFDA, incluindo o prêmio pela liderança humanitária: em 1989 fundou o centro para pesquisa do câncer da mama na Universidade de Georgetown, em 1994 iniciou a campanha de angariação de fundos de Fashion Targets Breads Cancer e, em 2000, fundou no Harlem o Centro Ralph Lauren para tratamento do câncer. Recentemente, Lauren lançou uma nova linha de vestuário feminino, a Blue Label (2002), que atualiza clássicos da sua coleção."

"Fashion Now"
Autores: Terry Jones e Avril Mair
Editora: Taschen
Páginas: 576
Quanto: R$ 64,90
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha.

 

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