Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/08/2006 - 14h55

Novo longa do português Manoel de Oliveira estréia em Veneza

Publicidade

da Lusa, em Lisboa

"Belle Toujours", o novo filme do cineasta português Manoel de Oliveira, 97, terá estréia mundial no próximo dia 8 no Festival de Cinema de Veneza, que começa nesta quarta-feira (30).

O longa é uma homenagem ao cineasta Luís Buñuel, retomando dois personagens de "Belle de Jour" (" Bela da Tarde"), mas não é uma continuação do filme do espanhol, disse Manoel de Oliveira em entrevista à Agência Lusa.

"Este filme é uma homenagem a Luis Buñuel e a Carrière (Jean-Claude Carrière, co-roteirista), posta em um outro filme e em outro contexto imaginado por mim para 'Belle Toujours', que retoma 40 anos depois duas das personagens essenciais de 'Belle de Jour'. Encontro que circunstancialmente se dá, onde há uma referência ao passado, como não podia deixar de ser, mas de modo algum uma continuação", disse o diretor.

"É um encontro pendente, mas num outro contexto", explicou Manoel de Oliveira, que vai a Veneza para a estréia. O cineasta confessou preferir estar fora de competição, lembrando o Festival de Cannes de 1997, quando seu filme "Viagem ao Princípio do Mundo", com Marcello Mastroianni, participou da homenagem ao ator italiano.

Sobre a escolha da atriz Bulle Ogier --de "O Charme Discreto da Burguesia", outro filme de Buñuel-- para o papel interpretado por Catherine Deneuve em "Belle de Jour", Oliveira esclareceu que não quis repetir atores, mas sim retomar os personagens Henri Husson e Séverine Serizy.

"As duas atrizes, Catherine Deneuve e Bulle Ogier, são ambas notáveis. Tomei Bulle Ogier por se encontrar mais disponível e não me arrependi", afirmou.

Michel Piccoli, que integrou o elenco de "A Bela da Tarde", reaparece em "Belle Toujours", que conta também com atuações de Ricardo Trepa, neto de Oliveira, e da atriz Leonor Baldaque.

Leia mais
  • Veneza homenageia Maria Callas e sua relação com a cidade
  • Festivais de cinema de Roma e Veneza iniciam rivalidade
  • Festival de Cinema de Veneza tem apenas estréias mundiais

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Manoel de Oliveira
  • Leia o que já foi publicado sobre o Festival de Veneza
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página