Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/09/2006 - 14h47

Universidade alemã devolve fragmento do Parthenon à Grécia

Publicidade

da Efe, em Berlim

A Universidade de Heildeberg (Alemanha) devolveu nesta segunda-feira à Grécia um fragmento do friso do Parthenon de Atenas, 130 anos depois de um viajante tê-lo levado à Alemanha como lembrança. O ministro da Cultura grego, Giorgos Voulgarakis, recebeu o material, um fragmento de mármore do Parthenon com oito centímetros de altura e 11 centímetros de comprimento.

O templo foi construído entre os anos 447 e 432 antes de Cristo. Em janeiro deste ano, a universidade chegou a um acordo com o governo grego para a devolução do material.

Outros fragmentos do friso encontram-se no Museu Britânico de Londres. Há anos o governo grego cobra a devolução do material, porém a administração do museu afirmou que não devolveria os mármores, expostos na instituição desde 1816, por considerar que eles correm o risco de serem destruídos pela poluição de Atenas.

Diversas administrações gregas anunciaram a construção de um novo museu que teria uma sala especial para guardar os frisos, mas as obras nunca foram iniciadas.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Parthenon
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página