Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/09/2006 - 09h55

Ciclo gratuito exibe sete longas de Ingmar Bergman em SP

Publicidade

da Folha Online

A partir desta terça-feira (5), o Cine Olido (centro de SP) exibe o ciclo "O Cinema de Ingmar Bergman". Ao todo, serão sete obras do renomado cineasta e dramaturgo sueco.

Divulgação
No filme "A Fonte da Donzela", uma moça é estuprada e assassinada por dois pastores
No filme "A Fonte da Donzela", uma moça é estuprada e assassinada por dois pastores
As exibições acontecem das 17h às 19h30 e são gratuitas. Clássicos como "O Sétimo Selo" (6 e 9, às 19h30.) e "Morangos Silvestres" (6, às 17h; 8, às 19h30) terão dois dias de exibição (ver abaixo).

A obra de Bergman trata de questões existenciais, como a morte, a solidão e a fé. Apesar da fama mundial, o cineasta possui menos prestígio na Suécia, onde nasceu, do que em São Paulo. Já declarou, inclusive, que a capital paulista foi uma das primeiras cidades a reconhecer seu trabalho.

Confira abaixo as datas e horários do ciclo:

"A Fonte da Donzela"
(Suécia, 1960, 89 min). Dir.: Ingmar Bergman. Com Max von Sydow, Birgitta
Valberg e outros. Uma moça é estuprada e assassinada por dois pastores. Sem saber, os assassinos vão pedir abrigo na casa dos pais da vítima. Dias 5 e 9, 17h.

"Gritos e Sussurros"
(Suécia, 1972, 90 min). Dir.: Ingmar Bergman. Com Harriet Andersson, Kari
Sylwan e outros. Quatro mulheres revelam suas lembranças e frustrações em uma casa de campo. Dia 5, 19h30. Dia 8, 17h.

Divulgação
Um patriarca morre depois da noite de Natal no filme "Fanny e Alexander", em cartaz na mostra
Um patriarca morre depois da noite de Natal no filme "Fanny e Alexander", em cartaz na mostra
"Morangos Silvestres"
(Suécia, 1972, 90 min). Dir.: Ingmar Bergman. Com Liv Ullmann, Ingrid Thulin e outros. Em direção à Universidade de Lund, onde receberá um prêmio pelos 50 anos de carreira, um professor de medicina relembra os principais momentos de sua vida. Dia 6, 17h. Dia 8, 19h30.

"O Sétimo Selo"
(Suécia, 1956, 90 min). Dir.: Ingmar Bergman. Com Max von Sydow, Bibi Andersson e outros. De volta das Cruzadas, o cavaleiro Antonius questiona a existência de Deus quando encontra sua terra devastada pela peste negra. A "Morte" chega para buscá-lo. A fim de ganhar tempo, o cavaleiro desafia a "Morte" para uma partida de xadrez. Dias 6 e 9, 19h30.

"O Ovo da Serpente"
(Alemanha/Estados Unidos, 1977, 119 min). Dir.: Ingmar Bergman. Com David Carradine, Erna Brünell e outros. Em uma Berlim arrasada pela Primeira Guerra Mundial, um desempregado consegue refúgio no apartamento de um cientista, que também lhe oferece um emprego. Porém, aos poucos, ele descobrirá uma terrível verdade naquele local. Dia 7, 17h.

"A Flauta Mágica"
(Suécia, 1975, 135 min). Dir.: Ingmar Bergman. Com Josef Köstlinger, Irma
Urrila e outros. Versão cinematográfica da ópera homônima de Mozart. Um
príncipe e um caçador de pássaros, atendendo ao pedido de uma rainha, tentam resgatar sua filha, seqüestrada e aprisionada em um castelo. Dia 7, 19h30.

"Fanny e Alexander"
(Suécia, 1982, 188 min). Dir.: Ingmar Bergman. Com Gunn Walgrem, Ewa Fröling e outros. Um patriarca morre depois da noite de Natal. Seu filho começa a ter visões de seu fantasma. Quando a mãe se casa novamente com um rígido religioso, o menino passa a ver também os fantasmas da primeira esposa de seu padrasto e de suas filhas. Dia 10, 17h30.

Ciclo Ingmar Bergman
Quando: de 5 a 10 de setembro
Onde: galeria Olido - Cine Olido (av. São João, 473, Centro, tel. 0/XX/11 3334-0001).
Quanto: grátis

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Ingmar Bergman
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página