Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/09/2006 - 09h34

Escritor Paulo Coelho retorna em onda marqueteira

Publicidade

EDUARDO SIMÕES
da Folha de S.Paulo

O livro sai somente no dia 27 de setembro, mas "A Bruxa de Portobello", novo romance de Paulo Coelho, editado pelo grupo espanhol Planeta, sua nova casa no Brasil, já está causando alvoroço no mercado.

As livrarias brasileiras já receberam dez outros títulos (relançamentos) do mago --do catálogo, só ficam de fora "Onze Minutos" e "O Zahir", que permanecem na Rocco até fim de 2007 e 2009, respectivamente--, e a editora vem promovendo, pela primeira vez em quatro anos de atuação no Brasil, um corpo-a-corpo com livreiros, nas principais capitais do país. Essa "turnê" de pré-lançamento já passou por Rio, São Paulo e Belo Horizonte.

O livro será lançado simultaneamente no Brasil, em Portugal e em outros países da América Latina, onde Coelho é editado pela Planeta. E já está em pré-venda nas principais redes.

Uma das principais estratégias de promoção do livro é a publicação de capítulos no blog www.paulocoelhoblog.com. O primeiro foi 'ao ar' no dia 24 de julho. Oito capítulos já estão on-line e Coelho promete publicar 1/3 do livro na rede até o lançamento do dia 27. O blog já registra mais de 29 mil visitantes, que podem participar deixando seus comentários, com direito a réplicas do autor.

Outro detalhe importante é a identidade visual, um "formato ousado", segundo o editor da Planeta, Pascoal Soto, em capas com figuras femininas.

"Não se trata apenas de estratégias de marketing. O livro tem, de fato, todos os ingredientes para vender muito bem. Coelho construiu um personagem para arrastar multidões", defende Soto, que prefere não revelar a tiragem inicial de "A Bruxa", até terminar sua turnê com livreiros.

"A Bruxa de Portobello" conta, através de depoimentos, a história de Athena, órfã abandonada pela mãe cigana na Transilvânia, levada por pais adotivos para Beirute, que se torna bem-sucedida funcionária de banco em Londres, vendedora de terrenos em Dubai e, por fim, a sacerdotisa de Portobello Road, famosa rua no bairro de Notting Hill.

Preço

Coelho prefere falar sobre o romance quando o lançamento estiver mais próximo. Mas ressalta que a Planeta está fazendo um trabalho "revolucionário" em matéria de preço, com os livros a R$ 19,90.

"O preço é absolutamente um fator chave em tudo isso. Estou muitíssimo contente com os passos dados até agora. Acho que faz anos que um livro de 300 páginas, lançamento, não é publicado por R$ 19,90, e com descontos em livrarias on-line que fazem o preço baixar para aproximadamente R$ 14. O 'Zahir', com o mesmo número de páginas, saiu por R$ 33 e vendeu superbem", diz o autor.

Soto diz que, desde a contratação do escritor, a Planeta tinha em mente que livros dele deveriam ter preços abaixo daqueles que o mercado praticava. "Entendemos que existe um leitorado potencial enorme, mas que muitas vezes o público não consome mais livros por causa do preço", avalia Soto.

Planeta no Brasil

O lançamento do novo livro de Paulo Coelho marca o maior passo dado pela espanhola Planeta no Brasil. Desde 2003 no país, a editora já levou para seus quadros escritores do calibre de Zuenir Ventura, Carlos Heitor Cony e Fernando Morais. E, mais recentemente, tirou a cartunista argentina Maitena da Rocco, ex-editora de Coelho.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Paulo Coelho
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página