Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/09/2006 - 17h53

Zé do Caixão faz 70 anos e ganha um mês de eventos na Grande SP

Publicidade

da Folha Online

A comemoração é tardia (o aniversário foi em março), mas ainda assim bastante válida. Comemorando os 70 anos do cineasta José Mojica Marins, o Sesc Santo André inicia amanhã o projeto "As 70 Almas do Zé do Caixão", que terá um mês de programação dedicado ao cineasta que mais investiu no terror brasileiro.

Exposição de fotografias e objetos, mostra de filmes, contação de histórias (pelo próprio Marins), oficina e bate-papo estão entre os eventos previstos. Um dos destaques é a pré-estréia do curta-metragem "Aparências", da filha de Marins, Liz Vamp, que estréia como diretora. O projeto integra a Temporada Sesc de Artes. que marca os 60 da instituição.

A abertura acontece nesta sexta (15), com a exposição que traz fotografias, cartazes, troféus, documentos do acervo pessoal de Marins, figurinos e até um caixão.

Entre os filmes a serem exibidos estão curtas-metragens como o documentário "O Universo de Mojica Marins", que revela a origem do personagem Zé do Caixão, e "A Lasanha Assassina", animação apresentada por Zé do Caixão em sua versão desenho animado.

Naturalmente, a produção de longas de Marins nos anos 60 também terão vez. A programação inclui sessões de "À Meia-Noite Levarei Sua Alma" (1964), "Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver" (1966) e "O Estranho Mundo de Zé do Caixão" (1968) (composto por três contos de terror: "O Fabricante de Bonecas", "Tara" e "Ideologia"). Dos anos 80, há "O Despertar da Besta ou Ritual dos Sádicos" (1986).

No dia 7 de outubro, o violeiro Paulo Freire apresenta o show "Viola Apavorada", com histórias amedrontadoras dos mitos brasileiros.

As 70 Almas do Zé do Caixão
Quando: de 15 de setembro a 15 de outubro. Terça a sexta, das 13h às 21h30, sábados, domingos e feriados, das 9h às 18h
Onde: Sesc Santo André (r. Tamarutaca, 302, Vila Guiomar, Santo André, tel. 0/xx/11 4469-1250 e 4469-1251)
Quanto: grátis

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Zé do Caixão
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página