Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/09/2006 - 14h52

Clube dos Beatles vira monumento histórico de Liverpool

Publicidade

da Ansa, em Londres

O Casbah Coffee Club de Liverpool, onde os Beatles tocaram na década de 60, foi declarado monumento histórico. O clube havia sido criado no subsolo da casa onde vivia o baterista original dos Beatles, Pete Best.

John Lennon, Paul McCartney e George Harrison, sob o nome de The Quarrymen, tocaram pela primeira vez ao vivo no local em agosto de 1959.

Best se uniu pouco depois ao grupo, que mudou seu nome para The Silver Beatles. O quarteto atuou no clube em várias oportunidades, até que o local fechou em 1962, quando os Beatles tocaram em um show de despedida perante 1.500 pessoas.

O clube preserva murais e pinturas originais da banda de Liverpool, além de objetos pessoais da então esposa de Lennon, Cynthia. Atualmente, o lugar pertence ao filho mais novo de Pete Best, Roag.

"É absolutamente correto que o clube onde tocou pela primeira vez esse grupo incrível seja considerado um monumento histórico, e receba proteção extra para que não seja demolido", destacou o ministro da Cultura britânico, David Lammy.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre os Beatles
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página