Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/11/2000 - 09h55

Canal Brasil apresenta "cinema de ator"

Publicidade

da Folha de S. Paulo

"Cinema de ator" é como Joel Pizzini batizou informalmente a série de documentários sobre atores de cinema que está realizando para o programa "Retratos Brasileiros", do Canal Brasil.

O primeiro a ser exibido, embora ainda esteja em finalização, será "Vozes de Othon", sobre Othon Bastos, programado para 30 de novembro.

O único programa da série que já está pronto é "Um Homem Só", um tocante mergulho na personalidade e na carreira cinematográfica de Leonardo Villar.

No apartamento em que vive sozinho, no centro de São Paulo, o ator rememora com serenidade e bom humor sua personalíssima trajetória, enquanto vemos cenas suas no cinema.

Filho de lavradores espanhóis radicados no interior de São Paulo, Villar fez apenas o curso primário e trabalhou muito tempo como alfaiate em Piracicaba e em São Paulo, antes de se dedicar integralmente à profissão de ator, inicialmente no teatro.

No cinema, seu currículo não chega a uma dúzia de filmes, mas entre eles estão clássicos como "O Pagador de Promessas", "A Hora e a Vez de Augusto Matraga" e "A Grande Cidade".

Dois colegas de Villar o visitam de surpresa no apartamento e falam sobre seu trabalho: Glória Menezes (que trabalhou com ele no "Pagador") e Othon Bastos.

Uma das proezas do filme é a de não usar nenhuma fotografia, só imagens em movimento.

Em "Vozes de Othon", segundo Pizzini, haverá depoimentos de Walter Lima Jr. e Julio Bressane, entre outros. Boa parte das cenas foi gravada em vídeo no casarão do centro cultural Tempo Glauber, no Rio.

Os próximos programas da série serão sobre Paulo José e Jece Valadão.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página