Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/09/2006 - 09h14

Estréia animação de "Asterix", dublada por integrantes do "Pânico"

Publicidade

CHRISTIAN PETERMANN
do Guia da Folha

Entre 1967 e 1994, sete desenhos em longa-metragem levaram às telonas o humor impagável dos quadrinhos criados pela dupla Albert Uderzo e René Goscinny e protagonizados pelo gaulês Asterix. A animação, porém, sempre deixou a desejar, e os filmes ficaram relegados ao esquecimento.

Divulgação
"Asterix e os Vikings" faz bonito frente à vasta onda de produções recentes de animação
"Asterix e os Vikings" faz bonito frente à vasta onda de produções recentes de animação
Com o relativo sucesso das versões em carne e osso "Asterix e Obelix contra César" (99) e "Asterix e Obelix: Missão Cleópatra" (02), arriscou-se novamente uma produção animada: "Asterix e os Vikings", de Stefan Fjeldmark e Jesper Moller.

É notável o maior investimento e o avanço no acabamento visual. O desenho, de técnicas tradicionais, faz bonito frente à vasta onda de produções recentes. Mas os fãs de carteirinha ficarão horrorizados com as concessões juvenis. Algumas piadas "modernizantes" funcionam, mas geralmente forçam a barra.

O pior, porém, é a opção por integrantes do "Pânico na TV" para dublar a versão brasileira. O apelo comercial é óbvio, mas discrepante em termos de espírito: o Repórter Vesgo, por exemplo, nada tem de Asterix. Pelo menos a versão em inglês, disponível em poucas cópias, inclui vozes de atores como Paul Giamatti e Evan Rachel Wood.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Asterix
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página