Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/09/2006 - 17h31

MAM reconstrói primeira exposição de arte concreta

Publicidade

da Folha Online

O MAM (Museu de Arte Moderna de São Paulo) abre a partir desta quarta-feira para o público a exposição "Concreta 56. A raiz da forma", com curadoria de Lorenzo Mammi (artes), André Stolarski (design) e João Bandeira (poesia). A mostra, em cartaz até 3 de dezembro, comemora os 50 anos da 1ª Exposição Nacional de Arte Concreta, organizada em 1956 pelo MAM.

Divulgação
Discos de Lygia Clark estão entre as dezenas de itens expostos
Discos de Lygia Clark estão entre as dezenas de itens expostos
O museu será ocupada majoritariamente pela exposição original de artes e de poesia e também pela produção dos mesmos artistas nos anos imediatamente posteriores. A produção de design do período de 1948 a 1966 é exibida na Sala Paulo Figueiredo. São obras de 26 artistas, sendo 15 pintores, um desenhista, um gravurista e seis poetas, além de peças de 27 designers, todos brasileiros.

Há pinturas, esculturas, fotografias, poesias, anúncios de propaganda, cartazes, identidades visuais, logotipos, projetos de design, capas de discos e livros, mobiliário, folders etc. A museografia, em que as pinturas são intercaladas com as poesias, é de André Stolarski.

A reconstituição da mostra histórica, segundo o curador, foi trabalhosa e levou meses para ser concluída. Segundo ele, a documentação sobre as obras expostas era escassa: um convite, com a listagem dos artistas participantes, um encarte da revista "Arquitetura e Decoração" (edição 20, de novembro e dezembro de 1956), com fotos da exposição, sem fidelidade ao material exposto e recortes de jornais.

"Arte Concreta 56. A raiz da forma"
Onde: MAM (Parque do Ibirapuera, s/n - Portão 3. Tel.: 0/xx/11/5549-9688)
Quando: Terça a domingo e feriados, das 10h às 18h. Até 3/12.
Quanto: R$ 5,50. A entrada é franca aos domingo.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o MAM
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página