Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/09/2006 - 11h03

Brasileiro "A Via Láctea" leva prêmio em San Sebastián

Publicidade

da France Presse, em San Sebastián

O filme brasileiro "A Via Láctea", de Lina Chamie, faturou o prêmio Casa de America do 54º Festival Internacional de Cinema de San Sebastián, enquanto "A Casa de Alice", de Chico Teixeira, levou o prêmio SICAE e da Televisão Espanhola.

Pelo prêmio, Lina receberá 9.000 euros (cerca de R$ 25 mil) para ajudar na pós-produção de seu filme. Já a fita de Teixeira, que divide o prêmio da Televisão Espanhola com a produção chileno-peruana "Fiestapatria", recebeu por unanimidade o prêmio da Confederação Internacional de Cinemas de Artes e Ensaio.

Os dois filmes concorriam ao prêmio Cinema em Construção, que acabou saindo para a cineasta argentina Ana Katz, com o filme "Una Novia Errante".

Os outros concorrentes eram, além dos brasileiros e do argentino, "Fiestapatria", "El cielo elegido", de Víctor González (Argentina), e "Párpados azules", de Ernesto Contreras (México).

Essa é a segunda vez que Ana Katz ganha o prêmio Cinema em Construção. Em 2002, ela ganhou na mostra Encontros de Cinema da América Latina de Toulouse, o que lhe permitiu concluir seu primeiro filme, "El juego de la silla", do qual foi roteirista, diretora e atriz.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Festival de San Sebástian
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página