Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/09/2006 - 10h47

Itália recupera 13 importantes obras de arte de museu nos EUA

Publicidade

da France Presse, em Roma

As autoridades italianas apresentaram nesta quinta-feira, em Roma, as 13 peças arqueológicas restituídas pelo museu americano de Fine Arts de Boston no âmbito das negociações celebradas em todo o mundo para recuperar obras de arte roubadas em seu território.

Os objetos devolvidos são vasos e ânforas de cerâmica do século 5 antes de Cristo, assim como uma estátua de mármore de Vibia Sabina, a esposa do imperador Adriano (76-138). O valor destas peças únicas, quase todas procedentes da península, não foi revelado.

Segundo um acordo assinado pelo ministro italiano da Cultura e pelo diretor do Museum of Fine Arts de Boston (Massachusetts), Malcom Rogers, a Itália se compromete a "conceder em empréstimo importantes obras" ao museu americano.

"Quero agradecer ao museu de Fine Arts pela inteligência, correção e clarividência que demonstrou em todo este processo", afirmou o ministro da Cultura, Francesco Rutelli.

Há anos a Itália negocia com vários museus do mundo a possibilidade de recuperar peças arqueológicas que foram retiradas clandestinamente de seu território.

Uma ex-dirigente do museu Paul Getty de Los Angeles (Califórnia), Marion True, foi convocada para um julgamento em novembro de 2005 em Roma por ter comprado peças encontradas em escavações ilegais feitas na Itália. Desde então o país conseguiu a devolução de três peças do museu californiano, mas as negociações continuam, já que existe uma dezena de obras ainda a recuperar.

Em fevereiro de 2006, o Metropolitan Museum of Art (MET) de Nova York devolveu vários vasos a Roma, entre eles um de 2.500 anos de antiguidade.

Em todos os acordos, a Itália se compromete a emprestar parte de seu enorme patrimônio artístico temporariamente em troca de que lhe devolvam definitivamente as obras que lhe pertencem.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre arte italiana
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página