Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/09/2006 - 16h27

Após recusa da Ópera de Berlim, Viena quer apresentar "Idomeneo"

Publicidade

da Efe, em Viena

A Prefeitura de Viena quer que seja apresentada na capital austríaca a montagem da ópera "Idomeneo", de Mozart (1756-1791), retirada da programação da Ópera de Berlim por medo de represálias de muçulmanos.

A iniciativa partiu do conselheiro de Cultura de Viena, Andreas Mailath-Pokorny, que mandou uma carta aos diretores das óperas da capital austríaca sondando a respeito da possibilidade de levar a ópera a Viena.

A Deutsche Oper de Berlim cancelou a exibição de Hans Neuenfels porque, nela, o personagem do rei cretense Idomeneo aparece no final com as cabeças decapitadas de Jesus, Buda, Poseidon e Maomé --o que gerou temores sobre possíveis protestos de seguidores do islamismo. A diretora da ópera berlinense, Kirsten Harms, afirmou que sua decisão de suspender a apresentação se baseou em informações sobre riscos de segurança.

O documento enviado por Mailath-Pokorny indica que a retirada de cartaz da ópera em Berlim "deve ser contestada com um forte sinal de coragem cívica, para evitar o perigo de se abandonar a liberdade básica de uma democracia civilizada". A carta ainda não foi respondida, mas a prefeitura afirmou aguardar uma resposta para a próxima semana.

O diretor da Staatsoper de Viena disse hoje à rádio pública ORF que retirar "Idomeneo" da programação é "a ação mais ridícula que se possa imaginar".

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre "Idomeneo"
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página