Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/11/2000 - 18h56

Governo concede subsídio à Ópera Estatal de Berlim

Publicidade

da Deutsche Welle

A Comissão de Orçamento do Parlamento alemão aprovou hoje um subsídio extra de 3,5 milhões de marcos que o secretário de Estado da Cultura, Michael Naumann, quer conceder à Staatskapelle - a orquestra da Ópera Estatal de Berlim -, cujo regente é o argentino Daniel Barenboim.

Impede-se, desta forma, que escale a crise surgida em Berlim depois que o secretário da Cultura da capital alemã, Christoph Stölzl, anunciou sua intenção de fundir a Ópera Estatal e a Ópera Alemã, por medidas de economia. Barenboim havia condicionado sua permanência como diretor musical da Staatskapelle depois de 2002 - quando vence seu contrato - à concessão dessa verba adicional, que garante a manutenção da orquestra.

O parlamento estadual de Berlim (Senat) tinha se recusado a conceder a soma solicitada, alegando necessidade de sanear o orçamento da capital. O governo federal também vinha se negando, até que Naumann, surpreendentemente, anunciou esta semana a intenção de encaminhar o pedido de aprovação da verba ao parlamento nacional (Bundestag).

Para Barenboim, que completou 58 anos ontem (15), não poderia haver melhor presente de aniversário.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página