Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/10/2006 - 04h37

Pela 1ª vez, TV brasileira tira modelo gay do armário em programa de 2 horas

Publicidade

da Folha Online

Pela primeira vez, um programa da TV aberta brasileira exibiu a filha de uma figura pública assumindo sua homossexualidade diante de um auditório lotado, da mãe e da própria namorada. Foram quase duas horas de relatos sobre o cotidiano de uma lésbica, as pressões da família e dos empresários para ela seguir o estereótipo de "mulher-objeto" e as dificuldades de se construir uma identidade sexual em um ambiente machista e conservador.

O "Boa Noite Brasil", comandado na Band por Gilberto Barros, mais conhecido como Leão, mostrou no final da noite desta quinta-feira a ex-cantora e capa de quatro ensaios de nudez Thammy Miranda, 24, falando abertamente de sua relação gay com a dona-de-casa Patrícia, mãe de um filho de seis anos, confirmando sua nova orientação sexual revelada em fotos no Orkut em julho.

Divulgação
Thammy Miranda acena para o público com sua namorada, a dona-de-casa Patrícia
Thammy Miranda acena para o público com sua namorada, a dona-de-casa Patrícia
Mãe de Thammy, a cantora e dançarina Gretchen apareceu no programa e manifestou apoio à decisão da filha de sair do armário ("o que mais me importa é que ela seja feliz") e comentou o seu visual masculinizado ("está parecida com o irmão dela"). No entanto, a "rainha do rebolado" reprovou que Thammy tenha escolhido Patrícia como namorada ("não é uma pessoa legal para ela"). (Veja vídeo)

Thammy disse já ter saído com diversas mulheres, mas namoro firme só com cinco, sendo que duas eram famosas. Ela evitou dar os nomes, alegando o medo de prejuízos com processos na Justiça. Leão insistiu em vão, lembrando em tom de brincadeira o ganho que Thammy poderia ter no programa. Ela participou do quadro "De Cara com a Fera", em que as reações físicas do entrevistado são analisadas por uma "máquina da verdade".

Em tese, Thammy teria de responder a dez perguntas. As questões eram formuladas com base em fofocas de jornal e sites. A ex-modelo escolhia um número, e o apresentador "revelava" o conteúdo. Mas Leão aproveitava para fazer suas próprias indagações, o que transformou cada bloco em um demorado interrogatório. Se o equipamento indicasse imprecisão ou afirmação falsa, Thammy perdia dinheiro. No final, ela ganhou R$ 5.000.

Durante o jogo, ela ficou tensa diversas vezes, como ao responder que era homossexual ("sou"), descartando estar vivendo apenas uma experiência para "matar a curiosidade" de sair com uma pessoa do mesmo sexo. Thammy também recebeu o alerta da "máquina da verdade" ao falar sobre sua atual atividade. Ela comanda uma boate em Barretos (interior de São Paulo) e chegou a omitir a existência de um sócio no negócio.

Thammy disse que decidiu abandonar a carreira artística ("posei por dinheiro, lógico", "nunca tive vaidade de aparecer nua", "sou mais feliz cuidando da boate do que cantando e dançando","eu morria de vergonha de cantar as músicas do CD que gravei"). Nessa despedida simbólica, ela também quer faturar. Durante o programa, Thammy permitiu a divulgação de fotos do ensaio erótico que fez ao lado de Patrícia, a ser publicado na próxima semana pela revista "Entre Elas".

Segundo Thammy, as pessoas vão se "chocar" por ser duas mulheres. Atualmente, o casal se divide entre Barretos e São Paulo, onde mora Patrícia com o filho. Thammy disse que sua mãe sofreu um "baque" ao descobrir a homossexualidade da filha
(veja vídeo).

Divulgação
Gretchen vai aparecer em filme de sexo explícito com namorado Guto
Gretchen vai aparecer em filme de sexo explícito com namorado Guto
"O preconceito no Brasil e em outros lugares ainda é muito grande", disse a filha de Gretchen, sem perder a noção de que sua intimidade é a principal atração da noite ("As fotos são exclusivas. Em primeira mão para o seu programa"). Ela disse que nunca se envolveu com drogas, que freqüentou, como sua mãe, igreja evangélica, e que nunca se sentia completa em relações heterossexuais.

Gretchen também tentou capitalizar a noite. Com uma camisa provocante com o nome colorido "Brasil" estampado no peito e um jeans apertado, a mulher de 47 anos e diversas cirurgias plásticas dançou como nos velhos anos 80 e cantou seu novo "sucesso", a música "A fim de Hã". Permitiu a divulgação de imagens do seu filme de sexo explícito ("La Conga Sex") e ouviu Leão dizer ao país que ela reconhecia os erros como mãe citados por Thammy, como a ausência no auge de sua carreira devido à agenda de shows. No palco, as duas se abraçaram emocionadas.

"Nem sei se vou assistir [ao filme pornô da mãe]. Independente de qualquer coisa, ela é minha mãe. Ela podia ter matado alguém que eu ia estar sempre ao lado dela", disse Thammy, que confirmou ter sua mãe sofrido agressão de um ex-noivo, o cabeleireiro Cláudio Alves de Farias, assassinado em 2003.

No encerramento, o programa colocou Thammy e Patrícia lado a lado (veja vídeo). As duas se agarraram e aproximaram seus rostos como se beijo fosse trocado. Mas a câmera se distanciou, em seguida, houve um corte para a imagem da platéia olhando para o palco com curiosidade. Leão encerrou com um sorriso nos lábios por abocanhar pontinhos preciosos no ibope para sua atração, que foi exibida das 22h30 até por volta das 0h30. Na noite da TV aberta, a disputa no gênero "apelação e telebarracos" costuma ser acirrada. O "SuperPop" (Rede TV!), de Luciana Gimenez, teve um dia de derrota.

Leia mais
  • Conheça os 10 artistas que estão em baixa no "mercado dos famosos"

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Gretchen
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página