Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/10/2006 - 19h05

Salman Rushdie diz que o véu "tira o poder da mulher"

Publicidade

da Efe, em Londres

O escritor anglo-indiano Salman Rushdie afirmou nesta terça-feira que o véu utilizado por muitas muçulmanas "tira o poder da mulher", em vez de emancipá-las.

Em declarações à emissora "Radio 4", da "BBC", o escritor disse que tinha três irmãs e uma família muçulmana muito grande, mas que não conhecia ninguém entre seus parentes que aceitasse usar o véu.

"Acho que a batalha contra o véu foi uma longa e contínua luta contra a limitação da mulher", disse Rushdie. A declaração do escritor acontece em meio a uma polêmica gerada pelo líder da Câmara dos Comuns e ex-ministro de Assuntos Exteriores do Reino Unido, Jack Straw.

Na semana passada, Straw pediu que as muçulmanas renunciassem ao véu porque, segundo ele, representa um obstáculo à integração entre as comunidades. Suas palavras foram imediatamente criticadas por muitos líderes islâmicos e por políticos da oposição parlamentar.

Rushdie está trabalhando atualmente numa exposição com o escultor Anish Kapoor, também de origem anglo-indiana, que será apresentada em breve numa galeria londrina.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Salman Rushdie
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página