Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/10/2006 - 20h12

Galeria de Londres expõe 150 quadros de David Hockney

Publicidade

da France Presse, em Londres

A partir desta quinta-feira, a National Portrait Gallery de Londres vai exibir 150 telas do mais famoso pintor contemporâneo britânico, David Hockney.

Entre os trabalhos expostos estão os quadros "Peter Getting Out Of Nick's Pool" (1966), "American Collectors" (1968) e "Mr. And Mrs. Clark and Percy" (1970-71), recentemente cotado entre os 10 quadros contemporâneos mais apreciados.

Acompanhando mais de 50 anos do trabalho do pintor de 69 anos, a exposição se organiza cronologicamente e de acordo com temas, tais como primeiros quadros, família, amigos, visitantes, trabalhos recentes e "câmera e além".

As obras foram reunidas em colaboração com o artista, que disse durante entrevista coletiva nesta quarta-feira que a morte do retrato pela fotografia é "obviamente exagerada".

"As pessoas sempre estarão interessadas. Se você as pinta, terá uma exposição mais longa e verá algo mais interessante", disse.

O que chama atenção na exposição de Hockney é sua fascinação pelo trabalho de Pablo Picasso, sua perpétua busca pela inovação, o uso do estado americano da Califórnia como tema e suas tentativas de integrar a fotografia em sua arte.

Algumas vezes descrito como uma das figuras centrais da pop art --termo que ele rejeita--, Hockney é especialmente conhecido por suas pinturas a óleo de espaços fechados, tais como salas de estar e piscinas californianas.

Por muitos anos, ele viveu na Califórnia, voltando para Bridlington, em Yorkshire (norte da Inglaterra), sua terra natal. A mostra ficará aberta até 21 de janeiro de 2007.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre David Hockney
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página