Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/10/2006 - 23h44

Internet faz ibope de "Lost" cair na TV nos EUA

Publicidade

da Folha Online

O segundo episódio da terceira temporada de "Lost", exibido na última quarta-feira pela rede ABC nos EUA, registrou uma audiência menor. Segundo a Nielsen Media Research, "The Glass Ballerina" ("Bailarina de Vidro") foi visto por 16,7 milhões de telespectadores.

Esse desempenho ficou abaixo do contabilizado pelo primeiro episódio (18,5 milhões) --"A Tale of Two Cities" ("Um conto de duas cidades") já havia perdido para a estréia da segunda temporada (23,5 milhões).

Uma das explicações para a queda do número de telespectadores sintonizados na série da ABC é a possibilidade de ver "Lost" pela internet. O site da ABC disponibiliza a íntegra dos episódios, mas apenas para quem acessa a internet por meio de micros instalados nos EUA.

Há ainda a conveniência de assistir ao episódio na hora preferida do telespectador. Cada vez mais os norte-americanos instalam em suas residências sistemas que gravam seus programas de TV para a exibição a qualquer momento, como o TiVo, ou transferem o conteúdo para tocadores portáveis, como os modelos mais modernos de iPod.

Enrolando para ganhar tempo?

Considerando esses novos meios de ver TV, é cedo afirmar que a terceira temporada de "Lost" desperta menor interesse no público, pois a contabilização da audiência em tempos de TiVo, iPod e YouTube desafia cada vez mais as empresas de pesquisa, como Nielsen e Ibope.

Entre os fãs de "Lost" que baixam os novos episódios pela internet, começam a firmar avaliações críticas sobre a nova temporada. Uma delas é que algumas seqüências dos dois primeiros episódios estão mais longas, com o roteiro menos enxuto e ritmo mais lento, focado em poucos núcleos de personagens (principalmente Jack, Sawyer e Kate, capturados pelos Outros).

Em outras palavras, há mais cenas para "encher lingüiça", sem desenrolar logo a trama e sem desenvolver as diversas histórias paralelas dos sobreviventes do vôo 815 da Oceanic Air.

Em julho do ano passado, já se sabia que a terceira temporada seguiria um calendário diferente. A série será "dividida" em duas partes --com exibição de meia dúzia de episódios até o começo de novembro, um intervalo de mais de dois meses e a retomada em fevereiro de 2007. A temporada será suspensa a fim de abrir espaço para a estréia do drama "Day Break". Além disso, os produtores ganham tempo para as gravações dos episódios no Havaí.

AXN sem pressa para definir

O elenco de "Lost" anda cada vez mais atribulado. Com o sucesso de audiência, chovem convites de participação em filmes para as estrelas da série, enquanto novos rostos se preparam para fazer parte dessa febre da TV. Na próxima quarta-feira, está prevista a estréia do ator brasileiro no terceiro episódio, no papel de Paulo.

Enquanto a internet vai mudando os hábitos dos telespectadores, o canal pago AXN demonstra falta de pressa e ainda nem definiu a data de estréia da terceira temporada de "Lost" no Brasil. Com velocidade estonteante, trechos dos novos episódios já podem ser vistos no YouTube, inclusive com legendas em português.

É o que disponibiliza, por exemplo, o blog "Dude! We Are Lost!", que traz ainda imagens, links para vídeos e "spoilers" (informações antecipando o que vai acontecer nos episódios).

Com tanta facilidade de ver os novos episódios em português na internet, resta saber se o AXN vai mesmo exibir a terceira temporada somente em 2007 ou se o ibope da série no Brasil vai sofrer abalos.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre "Lost"
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página