Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/10/2006 - 09h56

Bandas fundem rock e eletrônica em shows com formato de DJ set

Publicidade

THIAGO NEY
da Folha de S.Paulo

Já há algum tempo as bandas roqueiras se deram conta de que o caminho é dançar, imprimindo não apenas energia, mas groove em suas guitarras e baterias. Os belgas Soulwax agora tentam dar um passo à frente, montando um show que tem o formato de um DJ set.

Para contextualizar a história, é bom apontar que o Soulwax é um quarteto com quatro discos lançados, mas eles são mais conhecidos pelo projeto 2ManyDJs, em que os irmãos Stephen e David Dewaele comandam toca-discos em pistas de dança, misturando rock com eletrônica com hip hop com...

Há pouco mais de um ano, com o sucesso do projeto, resolveram incorporar elementos da música eletrônica à banda. Os shows do Soulwax duram assim cerca de uma hora, sem interrupção entre uma música e outra, como num DJ set; a mixagem de canções é feita ao vivo, com a ajuda de um computador. Essa experiência poderá ser vista em São Paulo, no festival Nokia Trends, que acontece na Arena Skol Anhembi em 25/11.

"São quatro pessoas no palco", conta Stephen Dewaele, por telefone. "Temos um baterista, um baixista, meu irmão em dois sintetizadores e eu com o laptop. Não há parada entre as canções. Queremos que as pessoas dancem e que pensem: 'Espere um pouco, eles estão tocando ao vivo?'"

A faceta tradicional do Soulwax, no formato roqueiro, já foi vista no Tim Festival de 2004. Não foi ruim, mas também não foi tão bom. A nova estratégia dá mais dinâmica às canções, que foram remixadas e ganharam versões dançantes.

"Tínhamos feito um álbum de rock, 'Any Minute Now', e enquanto gravávamos, o produtor Flood dizia que seria interessante uma versão diferente do disco, como se fossem vários remixes. Não tivemos tempo por causa de shows agendados. Durante os meses seguintes começamos a fazer 'Nite Versions' de algumas músicas. A intenção era fazer apenas alguns shows em clubes, mas o público gostou e continuamos com a brincadeira", diz o músico, que contou ser fã de Cansei de Ser Sexy (CSS) e prepara remix do Bonde do Rolê.

Coisas diferentes

O formato DJ set do show do Soulwax caiu no gosto do povo, tanto que agora a banda concilia a agenda de grande parte de suas apresentações com a do 2ManyDJs, até então o lado famoso dos irmãos Dewaele.

O Nokia Trends terá, além de Soulwax e 2ManyDJs, os grupos Hot Hot Heat, Ladytron, The Bravery, We Are Scientists, os DJs James Holden e Dominik Eulberg e os nomes nacionais: Digitaria, Renato Ratier, Mau Mau, Carlo Dall'Anese, Leozinho e Claudio I.

No palco, para realizar um show sem intervalo, emendando uma canção em outra, o Soulwax faz uso de um laptop com o programa Ableton Live. Esse software vem sendo bastante utilizado por DJs de eletrônica e tem substituído o uso dos toca-discos, pois permite mixar duas canções com perfeição, sincronizando as batidas de uma música e de outra.

"Faço essas mixagens na hora. Além de nossas músicas, temos algumas surpresas, como um ou dois covers", diz Stephen Dewaele. "Muita gente, depois de ouvir as 'Nite Versions', veio me dizer: 'Agora sim, entendo o Soulwax como banda, o 2ManyDJs'. Mas para nós isso sempre foi uma coisa natural. Rock, punk, dance, não há muita diferença para mim. Quero tocar coisas diferentes."

Nirvana e Stooges

Como 2ManyDJs, Stephen e seu irmão David ficaram conhecidos por colocar em seus sets canções de bandas como Stooges, Duran Duran e Nirvana, por exemplo, ao lado de faixas de tecno e electro.

Muita gente adorou, mas outros olharam feio, principalmente pessoas ligadas à música eletrônica. Em uma entrevista a uma revista britânica, o DJ de tecno Dave Clarke comparou o 2ManyDJs a Jive Bunny, o cartum que fazia sucesso nas FMs nos anos 90 com um megamix de canções dos anos 50.

"Respeito a opinião dele. Não tenho problema com a crítica. Respeito o que Dave Clarke faz, mas acho que o que ele toca é muito chato. Não me inspira. Mas nunca diria que Dave Clarke está ficando velho, por exemplo...", cutuca.

"Para ser honesto, esse projeto 2ManyDJs começou a ficar sério quando algumas pessoas diziam: 'Vocês não podem fazer isso, não podem tocar rock'. Todos esses supostamente grandes DJs de eletrônica diziam que não poderíamos tocar Stooges ou Velvet Underground. E quando essas pessoas diziam essas coisas, vi que estávamos no caminho certo."

No set do 2ManyDJs deve entrar pelo menos uma canção brasileira: "Gasolina", do trio Bonde do Rolê. "Vamos remixar e lançar 'Gasolina'. Gosto de Bonde do Rolê e CSS porque fazem músicas dançantes, mas não têm medo de gritar, de mostrar algo diferente. Dá para notar que não são de Nova York ou Berlim, que são brasileiros. Não têm medo do ridículo, de brincar com a música."

Especial
  • Leia tudo o que já foi publicado sobre o Nokia Trends
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página