Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/10/2006 - 09h36

Museu Afro Brasil completa 2 anos com 4 mostras

Publicidade

PEDRO IVO DUBRA
do Guia da Folha

A já generosa programação de artes plásticas hospedada no parque Ibirapuera recebe um reforço a partir da terça-feira (dia 24). Comemorando dois anos de funcionamento, o Museu Afro Brasil inaugura quatro exposições. A curadoria é do diretor da instituição, Emanoel Araújo.

O projeto, como um todo, chama-se Viva Cultura Viva do Povo Brasileiro, tem a intenção de refletir sobre a diversidade brasileira e agrupa as mostras "Território Ocupado", "Um Olhar sobre a Arte Brasileira", "O Imaginário do Povo Brasileiro" e "Os Pontos de Cultura". A proposta da montagem foi juntar e justapor os trabalhos, a fim de que o espectador crie os seus nexos entre a mistura de erudito e popular que observa.

O grafite como uma linguagem artística inovadora é o mote de "Território Ocupado", que abarca trabalhos de Speto, Nunca, Ciro, Melim, Kboco e Onesto.

Se "Território" se liga a uma arte de rua que tende ao pop e que aos poucos vai se integrando ao mercado de arte, "Um Olhar sobre a Arte Brasileira" é mais "erudita", ao ter como proposta repassar movimentos artísticos brasileiros do século 20 por meio de obras de Nelson Leirner, Marcelo Grassmann, Carlos Scliar, Tomie Ohtake, Arcangelo Ianelli, Antonio Maluf e Franz Krajcberg, entre outros.

Voltando ao popular, "O Imaginário do Povo Brasileiro" se apropria dos conceitos de ancestralidade, arcaísmo e permanência e agrega peças de nomes tais quais Lafaiete Rocha, Nino, Noemisa, Sérgio Vidal e Ulisses Pereira. Já "Os Pontos de Cultura" documenta alguns dos trabalhos realizados pelo estímulo da iniciativa homônima do Ministério da Cultura, que se encontra espalhada por diversos Estados brasileiros.

Parque Ibirapuera - pavilhão Pe. Manoel da Nóbrega (av. Pedro Álvares Cabral, s/ nº, portão 10, Parque Ibirapuera, região sul, tel. 5579-0593). Ter. a dom.: 10h às 17h (c/ permanência até as 18h). Abertura 24/10. Até 31/3.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Museu Afro Brasil
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página