Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/10/2006 - 18h04

Confira a íntegra do bate-papo com Leonardo Cruz

Publicidade

da Folha Online

Confira abaixo a íntegra do bate-papo com o jornalista Leonardo Cruz, editor-assistente de Ilustrada, sobre a 30ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. O texto reproduz a forma como os participantes digitaram suas perguntas e respostas. Participaram do chat 108 pessoas.


(05:02:34) Leonardo Cruz: Boa tarde a todos. Alguém aí está acompanhando a Mostra de Cinema? Viu algum filme legal ultimamente?


(05:02:42) carola fala para Leonardo Cruz: Leonardo, boa tarde, quais são os melhores filmes da Mostra?


(05:04:07) Leonardo Cruz: Carola, a mostra tem mais de 400 filmes. Não dá pra ver tudo, né?! Mas há coisas muito legais. Os filmes nacionais em cartaz são muito bons, como "O Céu de Suely" e "O Cheiro do Ralo".


(05:04:18) fernanda fala para Leonardo Cruz: Leonardo, me fala uma coisa.. vc acha que na Mostra, a grande sacada é assistir a filmes que não vão entrar em circuito comercial?


(05:06:05) Leonardo Cruz: fernanda, é uma estratégia boa. Há alguns grandes filmes que não foram comprados ainda por distribuidoras brasileiras e que merecem ser vistos. A chave é procurar pelos filmes que tem legenda eletrônica em português. E já te recomendo um: o italiano Anche Libero Va Bene.


(05:06:22) Lisa fala para Leonardo Cruz: Leonardo, gostei de um documentário chamado "The Bridge". Você viu? O que achou?

Folha Imagem
Jornalista Leonardo Cruz participa de bate-papo sobre a programação da Mostra de Cinema de SP
Jornalista Leonardo Cruz participa de bate-papo sobre a programação da Mostra de Cinema de SP


(05:07:25) Leonardo Cruz: Lisa, acabei de sair de uma sessão desse documentário. É um desses filmes que dificilmente entrarão em cartaz no Brasil e vale a pena ser visto. Gostei muito.


(05:07:33) carola fala para Leonardo Cruz: e os grandes títulos, como Volver e Babel, o que achou?


(05:09:51) Leonardo Cruz: Carola, Volver, na minha opinião, é um dos melhores filmes do Almodovar. Ele retrata a vida de uma família, de três mulheres da mesma família, com delicadeza e, ao mesmo tempo, muito humor. E estréia já em novembro, logo depois da Mostra. Ainda não consegui ver Babel.


(05:10:04) fernanda fala para Leonardo Cruz: pensei em ver El Magico, vc viu já? é legal?


(05:12:33) Leonardo Cruz: fernanda, não vi El Magico, mas a premissa me parece muito interessante, pois fazer um filme sobre o líder do narcotráfico colombiano é um grande desafio. Além disso, é uma boa chance de ver um filme colombiano, país que produz poucos filmes.


(05:12:50) Publicitaria fala para Leonardo Cruz: Vc e mto critico?


(05:13:53) Leonardo Cruz: Publicitária, pergunta difícil essa. Mas acho que sim. Qto mais filmes vc vê, mais exigente fica.


(05:14:28) carola fala para Leonardo Cruz: tenho uma dúvida técnica.. as legendas dos filmes estão sendo bem feitas? queria assistir Go Etxebeste! (basco), mas tenho medo de ficar na mão..


(05:16:00) Leonardo Cruz: Carola, sim, as legendas eletrônicas estão sendo bem-feitas. A impressão que tenho é que a cada ano melhora esse serviço da mostra, com operadores mais bem treinados e capazes de acompanhar o ritmo dos filmes. é claro que, às vezes, deslizes acontecem.


(05:16:06) Lisa fala para Leonardo Cruz: Leonardo, na época da Mostra os jornalistas que trabalham com cinema passam os dias vendo filmes?


(05:17:34) Leonardo Cruz: Lisa, a maioria tenta reservar as tardes e noites para fazer maratonas de filmes. Alguns amigos críticos vêem quatro, cinco filmes em um mesmo dia. Eu também faço isso de vez em quando.


(05:17:51) Publicitaria fala para Leonardo Cruz: VC como editor-assistente da ilustrada o q vc mais gosta?


(05:19:05) Leonardo Cruz: Publicitária, a área do jornalismo cultural que me interessa é cinema. Tendo ver o máximo de filmes que consigo, mas também busco estar bem informado sobre as outras áreas.


(05:19:11) mauro fala para Leonardo Cruz: Leonardo, qual país tem a melhor produção cinematográfica ultimamente.. pergunto em relação à qualidade geral, e não apenas sobre o volume...


(05:21:28) Leonardo Cruz: Mauro, pelo volume anual de produção, pelo tamanho da indústria e também pelo força do cinema independente, os americanos têm a maior oferta. Com oferta tão grande, há muita porcaria, mas há também sempre filmes muito bons.


(05:21:31) Tokio fala para Leonardo Cruz: Leonardo, estão comentando muito bem "o crocodilo" e "shortbus"... o que acha?


(05:24:06) Leonardo Cruz: Tokio, o Crocodilo é um excelente filme do Nanni Moretti. É bastante diferente do anterior dele (O Quarto do Filho). É uma sátira ao Berlusconi e, em termos de estilo, lembra os filmes anteriores de Moretti, como Aprile e Caro Diário. Shortbus está na minha lista de filmes para ver neste final de semana, mas as cenas reais de sexo provocaram muita polêmica quando o filme estreou lá fora.


(05:24:12) marcelo fala para Leonardo Cruz: um filme, para agradar ao público da mostra, precisa ser cult?


(05:25:14) Leonardo Cruz: Marcelo, não. Basta ser um bom filme.


(05:25:45) theo fala para Leonardo Cruz: nunca fui à mostra, tenho a impressão de que os filmes em cartaz são incompreensíveis para o público comum.. estou muito errado?


(05:27:44) Leonardo Cruz: theo, alguns filmes em cartaz na mostra podem ser mais "difíceis" do que outros. mas acredito que a maioria do que está passando no evento é para o grande público.


(05:28:05) Lisa fala para Leonardo Cruz: Leonardo, o que você achou do fato de um documentário ("EUA contra John Lennon") ter aberto da Mostra deste ano?


(05:29:44) Leonardo Cruz: Lisa, é sinal da força do cinema documental atual. Principalmente com o desenvolvimento das câmeras digitais, aumentou a produção de filmes documentais. Com mais produção, mais qualidade. E o Brasil tem grandes diretores nesse gênero, como Eduardo Coutinho, Eduardo Escorel e Cao Guimarães.


(05:29:54) Tokio fala para Leonardo Cruz: Leonardo, quais são as chances do brasil ir para o Oscar e até vence-lo com Cinema, Aspirinas e Urubus?


(05:31:57) Leonardo Cruz: Tokio, acho Cinema, Aspirinas um filme excelente, um dos melhores do cinema nacional recente. Mas tem Almodovar na parada, com Volver. O páreo é bem difícil, mas acho que dá para beliscar uma indicação. Tudo depende também de como for a campanha de divulgação do filme nos EUA. O marketing, no caso do Oscar, também é fundamental.


(05:32:08) marina fala para Leonardo Cruz: qual a importância da mostra de SP ? é mundialmente reconhecida?


(05:33:24) Leonardo Cruz: Marina, a mostra de SP é o maior evento de cinema do continente. Cresceu muito nos últimos dez anos, principalmente. E como já tem 30 anos, já tem muita história pra contar.


(05:33:35) nina fala para Leonardo Cruz: acha que a mostra consegue alcançar o grande público?


(05:36:06) Leonardo Cruz: Nina, acho que a mostra tem um papel fundamental na formação de quem gosta e se interessa por cinema em São Paulo. E o grande público, se estiver disposto a encarar algumas filinhas, pode ter boas surpresas.


(05:36:09) blanchet fala para Leonardo Cruz: quais filmes você destacaria como imprescindiveis nessa mostra?


(05:38:02) Leonardo Cruz: Blanchet, de bate-pronto, de memória, indico: O Crocodilo, Still Life e A Scanner Darkly. Vi um drama belga muito bom ontem chamado Nue Propriété que vale ser visto.


(05:38:21) marina fala para Leonardo Cruz: o que você achou do filme do Cao Hamburguer? é tudo isso mesmo que estão dizendo!??!


(05:39:35) Leonardo Cruz: Marina, é um grande filme. Um dos melhores brasileiros do ano. E também estréia já em novembro.


(05:39:45) Publicitaria fala para Leonardo Cruz: Qual filme vc assistiu que nunca mais esqueceu?


(05:42:17) Leonardo Cruz: Publicitária, na Mostra, tem dois. Paisagem na Neblina, do grego Theo Angelopoulos. Além de o filme ser excelente, a sessão foi no Centro Cultural SP, num tremendo calor, e quase todo o filme se passa na neve, num tremendo frio. O outro foi um dos primeiros grandes filmes que vi numa Mostra: Vale Abrãao, do português Manoel de Oliveira.


(05:42:25) marcelo fala para Leonardo Cruz: há premiações na mostra? tal como no festival do Rio?


(05:44:15) Leonardo Cruz: marcelo, sim. há o prêmio do público. em todas as sessões os espectadores são convidados a votar. e há também o prêmio da crítica, para jovens diretores. além disso, neste ano há também um prêmio para distribuição em cinema, cujo filme vencedor também será escolhido pelo público.


(05:44:26) Luka fala para Leonardo Cruz: Quais são os títulos de documentários deste ano da Mostra? Algum destaque?


(05:46:03) Leonardo Cruz: Luka, sugiro alguns bons: Os EUA contra John Lennon, que abriu é mostra, é sensacional. As cenas de arquivo de Lennon são impressionantes. Hoje vi outro muito bom, The Bridge, sobre o alto número de pessoas que se suicidam da Golden Gate de San Francisco.


(05:46:18) Didi fala para Leonardo Cruz: Leonardo, boa tarde, vc acha que a organização da mostra privilegiou os filmes brasileiros?


(05:47:50) Leonardo Cruz: Didi, acho que a Mostra acertou ao colocar vários filmes nacionais em horários mais nobres, de mais público. Mas, como há muitas salas na mostra e a programação é longa, há muito espaço também para os estrangeiros.


(05:47:59) Olá fala para Leonardo Cruz: Vi "Fonte da Vida", e achei fraquíssimo. Como as pessoas estão se dividindo sobre ele, queria saber o que você achou. É mesmo o pior filme de Darren Aronofsky?


(05:49:07) Leonardo Cruz: Olá, Olá. Ainda não vi o Aronofsky, mas tem muita gente falando mal. Qdo o filme estreou no festival de toronto, neste ano, foi até vaiado.


(05:50:03) Olá fala para Leonardo Cruz: Leo, você viu "Fonte da Vida", do diretor de "Réquiem para um sonho"?


(05:50:05) nina fala para Leonardo Cruz: cinema é envolvimento, emoção e paixão, por que no nosso país que tem ingredientes de sobra não cativa?


(05:50:30) Leonardo Cruz: Convido a todos, para depois do bate-pulo, dar um pulinho no blog Ilustrada no Cinema, na Folha Online. Aí vai o endereço: http://ilustradanocinema.folha.blog.uol.com.br/


(05:51:58) Leonardo Cruz: nina, cativa, sim. Acho que, se há bons filmes em cartaz, o público se interessa.


(05:52:11) Tokio fala para Leonardo Cruz: Voce acha que "O Ano Em Que Meus Pais Saíram de Férias" vai seguir a mesma trajetória do Aspirinas? Ou seja, vai ganhar a Mostra, ganhar festivais lá fora e representar o Brasil no Oscar?


(05:52:59) Leonardo Cruz: Tokio, é possível. Mas há pelo menos dois outros grandes concorrentes neste ano: "O Cheiro do Ralo" e "O Céu de Suely".


(05:53:34) anna fala para Leonardo Cruz: o nosso cinema brasileiro está superior aos dos outros países latino americamos?


(05:55:08) Leonardo Cruz: Anna, o cinema argentino tem hoje uma produção forte e boa. Os mexicanos também fazem ótimos filmes. Acho que essas são as três grandes cinematografias do continente.


(05:55:22) Olá fala para Leonardo Cruz: Parabéns pelo blog!!! Agora me diz, quais são os micos da mostra?


(05:57:07) Leonardo Cruz: Olá. Amanhã, vou começar no blog uma discussão sobre os piores da Mostra. Mas te adianto que meu principal candidato até agora é Maquilapolis, um documentário mexicano muito fraco.


(05:57:24) Olá fala para Leonardo Cruz: Leo, você pode dizer que essa é a melhor mostra que vc já participou?


(05:58:27) Leonardo Cruz: Olá, acho que a Mostra mantém um ótimo nível nos últimos anos. Não diria que é a melhor, mas está muito interessante.


(05:59:54) Leonardo Cruz: Moçada, o bate-papo acaba aqui. Foi muito bacana responder às perguntas de vcs. Reforço o convite para visitarem o blog Ilustrada no Cinema http://ilustradanocinema.folha.blog.uol.com.br/ Nossa conversa continua lá. Grande abraço. Leo Cruz


(06:00:06) Geovanna/UOL: O Bate-papo UOL agradece a presença do jornalista Leonardo Cruz e de todos os internautas. Até o próximo!

Leia mais
  • Confira o blog "Ilustrada no Cinema"
  • Leia os últimos textos de Leonardo Cruz na Folha (Só assinantes)

    Especial
  • Confira a cobertura completa da Mostra de Cinema de São Paulo
  • Veja como foram os bate-papos anteriores
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página