Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/11/2006 - 15h46

Livros que discutem Caymmi e Vinicius têm lançamento no Rio

Publicidade

da Folha de S.Paulo
da Folha Online

Acontece hoje, às 20h, na livraria da Travessa (r. Visconde de Pirajá, 572, Rio de Janeiro, tel. 0/xx/21/3205-9002), o lançamento de dois volumes da coleção "Folha Explica", da Publifolha, sobre os compositores Dorival Caymmi e Vinicius de Moraes.

A obra sobre Vinicius, assinada por Eucanaã Ferraz, busca abranger com equilíbrio a poesia escrita e a poesia cantada, formadas pelas letras de música vinicianas.

Clássicos como "O Dia da Criação" e "A Bomba Atômica" são observados a partir das relações entre seus jogos internos, suas faturas e seus sentidos, em interpretações objetivamente elucidadoras de seus mistérios. O mesmo se dá na detida exegese que ganham os versos que fizeram de Vinicius o maior sonetista brasileiro do século 20.

Já o "Folha Explica - Dorival Caymmi", de Francisco Bosco, vem se juntar a outros dois antológicos textos relativamente recentes, aos quais não à toa se refere em vários instantes: "Caymmi: Uma Utopia de Lugar" (Perspectiva, 1996), de Antonio Risério; e "Dorival Caymmi" (de 1994, incluído em "40 Escritos", Iluminuras, 2000), de Arnaldo Antunes --este, originalmente, apenas um release de um disco, porém de alcance profundo.

Bosco se propõe a elucidar o mistério da drástica originalidade do compositor baiano, justamente colocado como o exemplo máximo do "fundamento da canção": a correspondência entre letra e música.

Leia mais
  • Livro reúne 205 poemas do século 21 com comentários especiais
  • "Tropicalista Lenta Luta" faz pacto de delírio com o autor
  • Coleção "Folha Explica" lança livro sobre Chico Buarque

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre lançamentos da Publifolha
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página