Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/11/2006 - 15h46

Nobel da Paz faz campanha para plantar um bilhão de árvores

Publicidade

da France Presse, em Nairóbi

A queniana Wangari Maathai, ganhadora do Nobel da Paz de 2004, lançou nesta quarta-feira uma campanha para plantar um bilhão de árvores em 2007, no contexto da "luta contra a mudança climática".

"O que é verdadeiramente importante depois desta conferência [internacional sobre a mudança climática, celebrada em Nairóbi entre 6 e 17 de novembro] é o que nós faremos", disse Maathai, durante uma entrevista coletiva na capital queniana. "É por isso que esta campanha é tão importante", acrescentou.

Para ela, é preciso "demonstrar nosso engajamento em face ao ambiente, plantando uma árvore e nos engajando para que em 2007 alcancemos o objetivo de mais de um bilhão de árvores" plantadas, explicou.

"Assim, mostraremos às instâncias políticas no mundo que a inação não é mais admissível e que, graças à ação positiva da campanha pelo bilhão de árvores, é possível contrapor os efeitos nocivos das emissões de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera", declarou a militante ambientalista.

"Ao reabilitar as florestas desaparecidas e plantando novas, buscaremos igualmente soluções para outras ameaças, como a perda da diversidade, as reservas de água em perigo, o avanço dos desertos e a erosão dos solos", explicou Achim Steiner, diretor do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), que lançou o projeto.

Maathai criou em 1977 o movimento Cinturão Verde, principal projeto de plantio de árvores na África, que plantou 30 milhões de árvores para combater a desertificação no continente.

Especial
  • Leia tudo o que já foi publicado sobre Wangari Maathai
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página