Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/11/2006 - 19h46

Brasil e Argentina lideram categoria ficção no festival de Havana

Publicidade

da Ansa, em Havana

Argentina e Brasil, com cinco filmes cada um --entre eles "El Camino de San Diego", de Carlos Sorín, e "O Maior Amor do Mundo", de Cacá Diegues--, lideram a categoria longa-metragem de ficção do 28º Festival do Novo Cinema Latino-Americano, que será realizado em Havana entre 5 e 15 de dezembro.

Dos filmes argentinos se destacam, além de "El Camino de San Diego", "Nacido y Criado", de Pablo Trapero, e "Derecho de Familia", de Daniel Burman. Do Brasil, "Antonia", de Tata Amaral, "Os 12 Trabalhos", de Ricardo Elias, e "O Maior Amor do Mundo".

Um total de 18 filmes disputarão o Prêmio Coral na categoria Ficção, entre eles três produções do México, duas do Chile e de Cuba e uma do Peru.

México vai apresentar "El cielo dividido", de Julian Hernández; Chile, "Pecados", de Martín Rodríguez; Cuba, "La edad de la peseta", de Pavel Giroud; e Peru, com "Mariposa negra", de Francisco Lombardi.

O filme "El camino de San Diego", de Sorín ("Histórias Mínimas"), que conta a odisséia de um torcedor de Diego Maradona que acredita ver a imagem do ex-jogador na raiz de uma árvore, é aguardado com grande expectativa em Cuba, onde o argentino morou alguns anos.

No geral, 17 longas-metragens, 27 documentários e 25 obras de animação, além de 5 fora de concurso, completam as propostas para o Festival. O evento --que além de Havana se estende a outras cidades do país-- é, a cada ano, uma festa cultural para os cinéfilos do país, que abarrotam as salas de projeção durante o encontro.

As últimas edições, apenas na capital, registraram uma média anual de 500 mil espectadores, em uma população de 2,2 milhões. No ano passado, o Prêmio Maior na categoria de Ficção foi concedido ao filme "Iluminados por el Fuego", do argentino Tristán Bauer.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Festival de Havana
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página