Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/11/2006 - 12h59

Exposição em Paris homenageia obras de Niemeyer na Cidade Luz

Publicidade

da France Presse, em Paris

Os prédios projetados na região parisiense pelo arquiteto Oscar Niemeyer foram a fonte de inspiração do pintor francês Jacques Benoit, que inaugura sua exposição "Três Vestígios de Oscar" nesta sexta-feira, na sede do Partido Comunista francês em Paris.

De 1967 a 1990, Niemeyer, um dos maiores arquitetos do século 20, concebeu três prédios, hoje emblemáticos, na região parisiense: a sede do Partido Comunista em Paris, a Bolsa do Trabalho no subúrbio de Bobigny e a sede do jornal L'Humanité em Saint-Denis.

Benoit se interessa há anos pela exploração pictórica da arquitetura moderna. É um grande admirador do arquiteto brasileiro e Brasília é tema central de muitas de suas obras, que já foram expostas no Brasil, na França e nos Estados Unidos. Ele entrevistou e filmou Niemeyer em 2004 para o projeto do documentário "Brasília, Viagem à Aurora".

A exposição "Três Vestígios de Oscar", que poderá ser vista até 6 de janeiro no espaço que leva o nome de Niemeyer na sede do PC francês, é composta por 27 quadros, todos inéditos.

"Como em meu trabalho sobre os prédios de Brasília, tento explorar o simbólico, de 'plasmar' na tela um momento particular da geografia de cada um desses edifícios, todos únicos, todos admiráveis, cada qual em seu estilo, tão carregados de sentido e tão queridos por seu autor por causa de seu apego, nunca desmentido, aos ideais de justiça e fraternidade que guiaram toda sua ação arquitetural e sua filosofia de vida", diz Benoit.

Especial
  • Leia tudo o que já foi publicado sobre Oscar Niemeyer
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página