Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/11/2006 - 11h10

Vaticano recebe pré-estréia mundial de filme sobre Jesus

Publicidade

ALICIA RINALDI
da Ansa

O filme "Jesus, a História do Nascimento", da norte-americana Catherine Hardwicke, baseado nos Evangelhos sobre Jesus Cristo e com destaque para o ator guatemalteco Oscar Isaac, terá uma pré-estréia incomum no Vaticano em 26 de novembro e, em dezembro, será lançado na América Latina.

Catherine Hardwicke ("Aos Treze" e "Reis de Dogtown") e o roteirista Mike Rich ("Encontrando Forrester") escolheram um perfil humano inédito para o casal protagonista desta história de tradição bíblica, Maria e José.

À diferença do filme "Jesus de Nazaré", de Franco Zeffirelli (1977), e bem distante da versão truculenta de Mel Gibson em "A Paixão de Cristo", o roteiro determina para os personagens diálogos de pessoas de carne e osso.

Diante disso, Maria, interpretada pela neozelandesa Keisha Castle-Hughes ("Encantadora de Baleias") se enoja ao saber que o seu pai arranjou o seu casamento com José e questiona porque deve "casar com um homem que não amo?".

José, interpretado pelo guatemalteco Oscar Isaac, enfrenta pressões de seus amigos para que acuse Maria pelo suposto descumprimento de sua promessa, ao ficar grávida sem ter mantido relações sexuais com ele. O jovem casal admite o próprio medo ao empreender o périplo de Nazaré a Belém, desconhecendo o alcance por terem aceitado o mandato divino de serem os pais de Jesus.

Também se fala dos preconceitos da comunidade na qual vivem; do risco de uma mulher ser apedrejada por adultério; da opressão exercida pelo rei Herodes sobre a população e da matança de crianças ordenada por ele para evitar que se cumpra a profecia do Novo Messias, que considera uma ameaça.

Na Pérsia, Melchior, Gaspar e Baltasar festejam quando descobrem que essa profecia está por se cumprir e decidem iniciar a viagem de mais de três meses para a Judéia para conhecer o enviado divino.

Junto com a produtora New Line Cinema, a escolha dos artistas exigiu uma busca em cidades de vários continentes. O resultado disso é que no elenco há atores de Trinidad, Irã, Nova Zelândia, Guatemala, Camarões, Inglaterra, Jordânia, Sudão, França e Itália.

"Fiquei surpreso em quão humano era o meu personagem", contou Isaac, residente em Nova York, à imprensa. "Me intrigava o enfoque do roteiro sobre como era a vida do casal. José é um homem realmente apaixonado por Maria. Mas para ele, a pergunta crucial é "como fazer para aceitar todos esses acontecimentos simultâneos e não sair correndo?"".

Os pais de Maria, Ana e Joaquim, foram interpretados por Hiam Abbass ("Paradise Now" e "Munique"), nascida em Nazaré, e Shaun Toub ("Crash"), enquanto que na pele de Herodes atuou o irlandês Ciarán Hinds ("Munique").

Baseada nos evangelhos de Mateus e Lucas, o filme tomou algumas liberdades, mas passou por uma avaliação rígida do Conselho Pontifício de Cultura e do Conselho Pontifício da Comunicação Social de Roma, que lhe abriu as portas para uma pré-estréia inédita no Vaticano.

O filme será apresentado no dia 26 de novembro na sala Paulo VI do Vaticano, com a presença da diretora, do roteirista e dos produtores, além de sete mil convidados do Vaticano.

Na ocasião, se arrecadarão fundos para a construção de uma escola na vila de Mughar, em Israel, a 40 quilômetros de Nazaré, que terá alunos cristãos, muçulmanos e drusos.

A estréia na América Latina está prevista para 30 de novembro na Argentina e a partir de 1º de dezembro no México, Chile, Uruguai, Paraguai e Peru.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre filmes sobre Jesus
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página