Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/11/2006 - 14h21

Biblioteca Nacional coloca em uso novo sistema de segurança

Publicidade

da Folha Online

A Biblioteca Nacional, localizada na Cinelândia, no Rio, coloca em funcionamento nesta sexta-feira seu novo sistema de segurança, patrocinado pela Petrobras ao custo de R$ 1,5 milhão. A melhora do sistema foi determinada no final de 2005, após peças valiosas terem sido roubadas do acervo da Biblioteca.

A Biblioteca Nacional, atualmente presidida por Muniz Sodré, abriga 9 milhões de peças, entre as quais 800 mil manuscritos, 35 mil mapas e 60 mil títulos raros. Mensalmente, transitam pelo entidade cerca de 15 mil usuários e visitantes.

Setenta câmeras, mais de 150 sensores de movimento, uma central de monitoramento e oito catracas com leitura ótica são os principais instrumentos que integram o novo sistema de segurança, complementado pela reformulação dos crachás de identificação de todos os funcionários e visitantes.

Pela primeira vez desde que foi fundada, em 1810, a Biblioteca Nacional passa por uma transformação efetiva em seu sistema de segurança. O projeto foi aprovado pela Lei de Incentivos Fiscais (Rouanet).

Das peças roubadas no ano passado, 949 foram identificadas, sendo 751 fotos, 120 estampas, 56 desenhos e 22 gravuras.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Biblioteca Nacional
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página