Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/11/2006 - 20h34

Itália presta homenagem ao ator francês Philippe Noiret

Publicidade

da France Presse, em Roma

A Itália fez nesta sexta-feira uma homenagem comovente ao ator francês Philippe Noiret, falecido na véspera, considerado um "grande homem" e um "italiano adotivo" devido aos numerosos filmes que rodou no país.

Noiret, conhecido pelas novas gerações por sua atuação em "Cinema Paradiso", do diretor Giuseppe Tornatore (1988), foi um dos atores franceses que mais trabalharam na Itália.

"Philippe era um grande ator, um talento que pudemos apreciar em muitas ocasiões na Itália. Também era um colega de trabalho estupendo, generoso, encantador e refinado", lembrou a atriz Ornella Muti, que trabalhou com Noiret em "Sempre aos Domingos" (1991), de Giuseppe Tornatore.

Para o veterano diretor de cinema Mario Monicelli, que rodou com o ator várias vezes, entre elas o celebrado "Meus Caros Amigos", Noiret "era um ator de uma raça em vias de extinção".

"Era da velha guarda, vinha do teatro e teve muitos amigos na Itália. Comportava-se como um grande cavalheiro, sempre generoso", lembrou Monicelli.

Aldo Tassone, diretor artístico do festival de cinema francês de Florença (centro), dedicou em outubro passado uma retrospectiva ao ator. "Sabia que estava doente e quis fazer uma homenagem a sua simplicidade, humanidade e elegância. Era o Marcello Mastroiani francês", comentou.

Noiret, que não pôde estar presente ao festival, enviou uma carta a Tassone, destacando: "devo muito de minha carreira à Itália, que me deu uma segunda chance, uma segunda carreira. Não era difícil para mim fazer um personagem italiano porque me sinto muito próximo do povo."

Leia mais
  • Confira a filmografia do ator francês Philippe Noiret, de "Cinema Paradiso"

    Especial
  • Leia tudo o que já foi publicado sobre Philippe Noiret
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página