Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/11/2006 - 10h48

Mel Gibson disputa Globo de Ouro com filme em língua estrangeira

Publicidade

da Efe, em Los Angeles

"Apocalypto", dirigido por Mel Gibson, concorrerá ao Globo de Ouro na categoria de filmes em língua não inglesa, já que todos os seus diálogos são em maia.

Ele vai concorrer com outra produção americana, "Letters From Iwo Jima", o segundo filme de Clint Eastwood sobre a sangrenta batalha da Segunda Guerra Mundial, contada em japonês e mostrando o ponto de vista dos japoneses.

A Associação da Imprensa Estrangeira em Hollywood classificou as duas produções na categoria de filmes em língua não inglesa, o que jamais ocorreria no Oscar. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas só inclui na categoria de língua não inglesa produções apresentadas por outros países.

Os Estados Unidos não podem apresentar um filme para concorrer ao Oscar da categoria, mesmo falado em outro idioma. O mesmo problema já havia acontecido há dois anos, com "A Paixão de Cristo", de Gibson, falado em latim, aramaico e hebraico. Desta vez, Gibson utiliza o maia num filme que mostra a sangrenta queda do império pré-colombiano. No entanto, os dois filmes podem concorrer aos Oscars de outras categorias.

"Apocalypto" tem sua estréia prevista para 8 de dezembro nos EUA. "Letters From Iwo Jima" chega às telas em dezembro, uma surpresa de última hora, já que deveria esperar até fevereiro.

A imprensa de Hollywood acredita que Eastwood quer aumentar suas possibilidades de ganhar um Oscar com uma segunda estréia no mesmo ano. O esperado "Flags of Our Fathers" fracassou na bilheteria americana.

No Globo de Ouro, a lista de filmes que disputam a categoria de melhor filme em língua não inglesa tem 56 títulos.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Globo de Ouro
  • Leia o que já foi publicado sobre o filme "Apocalypto"
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página