Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/11/2006 - 16h29

Teatro Municipal de SP leva mosaico de óperas ao Ibirapuera

Publicidade

da Folha Online

Neste fim de semana, acontece no Auditório Ibirapuera a Cortina Lírica, espetáculo promovido pelo Teatro Municipal que reúne trechos de grandes óperas executadas pela Orquestra Sinfônica Municipal e pelo Coral Lírico da cidade.

A regência é do maestro José Maria Florêncio. Com esse espetáculo, o corpo artístico do Municipal antecipa a transferência temporária de sua programação --em 2007, o Teatro Municipal passará por reformas e seus espetáculos migrarão para outros espaços.

Cinco solistas irão interpretar árias e duetos. São eles Mônica Martinez (soprano), Silvia Tessuto (mezzo-soprano), Marcello Vanucci (tenor), Daniel Lee (barítono) e Carlos Eduardo Marcos (baixo).

Na abertura do programa estão o prelúdio da ópera "Aida", de Giuseppe Verdi, a cargo da OSM, e a "Marcha Triunfal" da mesma ópera, interpretada pelo Coral Lírico. Em seguida, Mônica Martinez canta a "Canção da Lua", da ópera "Rusalka", composta pelo tcheco Antonín Dvorák.

O concerto segue com o baixo Carlos Eduardo Marcos interpretando a cômica ária "La Calunnia", da ópera "O Barbeiro de Sevilha" ("Il Barbiere di Siviglia", de Gioacchino Rossini. A ópera francesa é destaque seguinte, com a ária "Mon Coer s'Ouvre a Ta Voix", de "Sansão e Dalila" ("Samson et Dalila"), ópera de Camille Saint-Saëns, na voz de Sílvia Tessuto.

Depois do "Coro a Bocca Chiusa", de "Madame Butterfly", de Giacomo Puccini, é a vez de Marcello Vannucci cantar "Nessun Dorma", de "Turandot" (também de Puccini). O coro das ciganas e dos toureiros da "La Traviata", de Verdi, encerra a primeira parte.

Após o intervalo, o Coral Lírico interpreta o "Coro da Tourada", da ópera "Carmen", do francês Georges Bizet. A seguir, Mônica Martinez e Marcello Vannucci cantam o dueto "Mario, Mario", de "Tosca", de Puccini. A OSM apresenta o "intermezzo" do terceiro ato de "Carmen", e Sílvia Tessuto e Carlos Eduardo Marcos cantam o duo "Bella Cosí, Madonna", de "La Gioconda", do também italiano Amilcare Ponchielli.

Depois de mais um trecho orquestral --o "intermezzo" da "Cavalleria Rusticana", de Pietro Mascagni-- Daniel Lee e Marcello Vannucci apresentam outro dueto de Verdi: "Dio, che nell'Alma Infondere", da ópera "Don Carlo".

Para encerrar o espetáculo, a orquestra e o coral interpretam as "Danças Polovitsianas", de "Príncipe Igor", ópera do russo Alexander Borodin.

Cortina Lírica
Quando: sábado (2), às 17h, e domingo (3), às 11h
Onde: Auditório Ibirapuera (av. Pedro Alvares Cabral, s/nº, portão 2, parque do Ibirapuera, tel. 0/xx/11 5908-4290)
Quanto: R$ 15. Há meia-entrada. Ingressos no auditório e na Ticketmaster

Especial
  • Leia tudo o que já foi publicado sobre o Teatro Municipal
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página