Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/11/2006 - 17h17

Gil assina acordo para fundo de cinema de países de língua portuguesa

Publicidade

da Lusa

O ministro da Cultura, Gilberto Gil, defendeu nesta terça-feira, no Rio, por ocasião da realização do Fórum Cultural Mundial 2006, a criação de um selo que facilite a circulação de bens culturais entre os Estados que integram a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

'Nós avançamos no sentido de compatibilizar as legislações e as questões jurídicas de cada país para a criação de um selo cultural [comum]", afirmou. Gil incentivou ainda a publicação de contos e poesias de autores de língua portuguesa e a divulgação de ensaios sobre a própria CPLP.

Os ministros da Cultura dos países da CPLP também firmaram nesta terça um acordo na área de cinema. Segundo a ministra portuguesa da Cultura, Isabel Pires de Lima, este acordo vinha sendo trabalhado havia mais de dois anos.

Isabel destacou que o projeto vai permitir a criação de um fundo no setor audiovisual alimentado por recursos públicos e privados. "Vamos permitir o financiamento para co-produções na área do cinema e do audiovisual. Será um fundo multilateral", completou.

A ministra acrescentou ter sido discutida também a criação de um fórum de atividades cinematográficas lusófonas, que será realizado anualmente. "Isso irá nos permitir, de fato, alterar o panorama muito tímido das produções audiovisuais", afirmou.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre CPLP
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página