Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/11/2006 - 12h03

Tela recém-descoberta de Tiziano será leiloada na Espanha

Publicidade

da France Presse, em Madri

Uma tela autenticada por especialistas, pintada por um dos maiores artistas italianos da Renascença, Tiziano Vecellio (1488-1576), foi apresentada na quarta-feira, em Madri, onde será leiloada em 19 de dezembro.

A pintura, até agora desconhecida, intitulada "Retrato de Dama", representa uma jovem elegante de aparência nobre com a cabeça virada para a esquerda, fixando o olhar no espectador, tendo ao fundo uma paisagem rupestre.

"Essa obra inédita do mestre é excepcional", afirmou Alonso Moral, diretor do departamento de pintura antiga da casa de leilões espanhola Segre, que colocará à venda a tela em 19 de dezembro próximo com um lance inicial de 360 mil euros (US$ 473 mil).

Segundo os especialistas, "Retrato de Dama" foi pintado provavelmente entre 1549 e 1550, durante o apogeu da carreira artística do pintor veneziano. Essa conclusão foi alcançada depois de um minucioso estudo de obras do artista, como o retrato da imperatriz Isabel de Portugal (1548), exposto no Museu do Prado, em Madri, e muito similar a "Retrato de Dama".

A família proprietária do quadro desconhecia que se tratava de um Tiziano quando decidiu submetê-lo à análise de especialistas.

Especial
  • Leia tudo o que já foi publicado sobre Tiziano
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página