Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/12/2006 - 19h26

Histórias de Asterix vão ganhar nova edição

Publicidade

da France Presse, em Paris

As 33 histórias em quadrinhos de Asterix, o herói gaulês, estão sendo reeditadas para uma nova publicação até 2009, em um formato com cerca de 10 centímetros a mais.

Na quarta-feira, serão lançadas na capital francesa as quatro primeiras histórias da "Grande coleção".

Asterix nasceu em outubro de 1959, quando as técnicas de coloração ainda eram artesanais. Quarenta e sete anos depois, o pequeno gaulês das primeiras histórias aparece às vezes com os bigodes quase brancos. Portanto, foi decidido restaurar todas as histórias com as novas tecnologias digitais.

"Meu pai sempre dizia que, se ele tivesse tempo, seu sonho seria redesenhar 'Asterix, o Gaulês", o primeiro da série, explicou Sylvie Uderzo, diretora da editora Albert René (Albert Uderzo e René Goscinny), que edita Asterix há 26 anos.

"Era preciso reafirmar o traço respeitando o lado 'anos 60' e trazer modernidade as histórias que têm mais de 50 anos", explicou.

A operação, que começou no início de 2004, associa as editoras Albert René, Hachette e Ehapa para a Alemanha. A restauração é feita a partir dos desenhos originais, ou dos filmes realizados para a impressão das histórias quando os originais desapareceram.

O lançamento da nova versão já tem data marcada na Alemanha, na Holanda, na Espanha e em Portugal. Será acrescentado a cada nova história um caderno de oito páginas de documentos gráficos.

Entre oito e dez histórias serão lançadas todos os anos até 2009, o ano do 50º aniversário de Asterix.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Asterix
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página